Iogurtes funcionais: Proteja seu intestino e dê fim à prisão de ventre
Os benefícios do iogurte para a nossa saúde são múltiplos. De fato, esse alimento é, dentre os produtos industrializados , um dos melhores companheiros para quem busca uma alimentação saudável. E, se tratando de dietas, a sua versão funcional potencializa ainda mais seus poderes nutricionais, encaixando perfeitamente a todas as demandas do dia a dia, principalmente quando se trata da saúde do nosso intestino e combate à prisão de ventre.
Em meio a uma variedade imensa de iogurtes disponíveis, os iogurtes funcionais vêm ganhando mais espaço nos cardápios das dietas mais modernas. Além dos nutrientes característicos dos tipos normais, esses produtos são enriquecidos com micro-organismos vivos que, consumidos regularmente, trazem muitos benefícios à saúde intestinal:
“Hoje já sabemos que o intestino é composto por bactérias positivas e negativas. No entanto, o desequilíbrio alimentar, estresse, utilização de medicamentos, entre outros agentes externos, favorecem ao desequilíbrio dessa flora, deixando em desvantagem a colonização positiva do nosso intestino. Desta forma, os iogurtes com probióticos são boas opções para manutenção de uma flora intestinal equilibrada, favorecendo para o adequado funcionamento intestinal, diminuição de fermentação (gases) e melhorando a absorção de micronutrientes”, destaca a nutricionista Mariana Duro.
Tipos de iogurtes funcionais e seus benefícios
Existem dois tipos de iogurtes funcionais disponíveis, cada um com um probiótico diferente. Os mais conhecidos, “veteranos” do mercado dos iogurtes funcionais, são aqueles compostos com lactobacillus vivos. Eles não possuem gordura nem colesterol e ainda são ricos em fibras. Já os mais “modernos” possuem o bacilo DanRegularis, que já aparecem em diversos sabores, com ou sem açúcares, e que garantem o funcionamento dos intestinos com mais eficiência.
Para garantir um dia de pleno funcionamento intestinal é indicado que se consuma o iogurte pela manhã, quando o metabolismo ainda está acelerado. Tomar a bebida láctea acompanhada de frutas frescas, castanhas e mel é uma opção bem completa de café da manhã para quem quer começar o dia cheio de energia!
“Para pessoas que não apresentam nenhuma intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, o ideal seria o consumo regular, diário ou no máximo em dias alternados”, sugere a especialista.