Kung Fu combina disciplina e autodefesa! Veja mais motivos para praticar a luta
Você já deve ter visto a prática do Kung Fu em alguns filmes de Hollywood, geralmente estrelados por atores ilustres, como Jackie Chan e Jet Li. Só que essa arte marcial vai muito além das telas do cinema. Ela representa toda a filosofia e a história da China, trazendo vários aprendizados sobre uma cultura muito rica. Então, se você está buscando uma luta diferente, que faça bem tanto para o corpo quanto para a mente, veio ao lugar certo! A gente listou vários benefícios que essa arte marcial milenar traz para a saúde. Confira!
O Kung Fu se baseia na disciplina e autodefesa
Ao contrário do que muita gente pensa, as artes marciais não servem para promover a violência. Muito pelo contrário: a ideia é criar disciplina, concentração e também desenvolver técnicas de autodefesa que podem ser muito úteis. O Kung Fu, em especial, é formado por estilos de luta que são inspirados nos movimentos dos animais: dragão, macaco, garça, louva-a-deus e diversos outros – cada qual com golpes e técnicas específicas.
Melhora o equilíbrio, a concentração e a elasticidade do corpo
Para quem está precisando melhorar o equilíbrio do corpo, o Kung Fu pode ser um excelente esporte. Isso porque ele trabalha muito bem a movimentação das pernas (com chutes precisos), braços e articulações. Além disso, a concentração é um dos pontos que você mais vai desenvolver com essa luta, já que é necessário ter precisão nos golpes e movimentos. Outro benefício que a prática traz é o fortalecimento dos músculos e a elasticidade do corpo. Isso porque as aulas de Kung Fu também são compostas por exercícios de alongamento e respiração.
Kung Fu é uma atividade para todas as idades
Existe um imaginário de que o Kung Fu exige muito esforço (tanto físico quanto mental) e que, por isso, é indicado apenas para pessoas jovens ou com bom condicionamento físico. Só que esse é um dos maiores enganos em relação à arte marcial! Essa luta pode, sim, ser praticada por pessoas de todas as idades, com diferentes condicionamentos.
Aliás, um dos benefícios do Kung Fu é, justamente, a recuperação da boa forma. Então, caso você queira recuperar o tempo perdido, pratique essa luta pelo menos duas vezes por semana – assim, você vai trabalhar o lado físico (golpes, movimentos e respiração) e também o lado emocional. Só um pequeno detalhe: caso você esteja muito tempo sem praticar exercício, o ideal é começar devagar. Converse com seu professor ou professora de Kung Fu para iniciar a luta em um ritmo mais leve e, com o tempo, pode apostar que a prática vai ficar cada vez mais fácil!
Arte marcial também traz mais tranquilidade e equilíbrio emocional
Quando pensamos em equilíbrio (seja corporal ou emocional), não tem como deixar de falar do Yin Yang: um princípio da filosofia chinesa que representa duas forças opostas em equilíbrio. Esse conceito, que também remete a um estilo de vida equilibrado, está muito presente na rotina de quem pratica o Kung Fu. E é justamente essa parte mais filosófica da arte marcial que ajuda a trazer serenidade e autoconfiança, sabia? Além de praticar golpes (socos, chutes e outros movimentos), você também vai poder exercitar a respiração e buscar o autoconhecimento através da luta.