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Linhaça: 5 motivos para inserir essa semente ao seu cardápio do dia a dia
Guia Culinário 13/01/2023

Linhaça: 5 motivos para inserir essa semente ao seu cardápio do dia a dia

A linhaça é fonte de nutrientes e uma das sementes mais importantes para incluir no cardápio. Além de promover uma alimentação saudável e nutritiva, os benefícios da linhaça são inúmeros: ela ajuda na redução de peso, melhora a saúde do coração, dá mais energia, aumenta a imunidade e ainda por cima tem ação anti-inflamatória. Ou seja, trata-se de um superalimento indispensável para o organismo.

Para quem não sabe exatamente como consumir linhaça, existem várias possibilidades. Além da farinha de linhaça, que pode ser usada para incrementar receitas de massas, sopas, shakes e vitaminas, as sementes podem ser usadas em várias combinações de lanches com frutas, iogurtes, saladas e até barrinhas de cereais. Confira na matéria abaixo para que serve a linhaça e entenda porque o ingrediente deve fazer parte da sua rotina.

1) A linhaça ajuda a regular o intestino

Um dos grandes benefícios da linhaça é que essa é uma semente rica em fibras, assim como a chia e o gergelim. Esse é um dos motivos pelos quais ela ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, sendo frequentemente associada à boa digestão. Para se ter uma ideia, cada porção de 100 gramas de linhaça conta com 33,5 gramas de fibras. Dessa forma, com o consumo frequente das barras de cereais com linhaça Taeq na rotina, as funções intestinais ficam reguladas e equilibradas.

2) É uma semente que auxilia na redução de peso

Por conter fibras e ácidos graxos, tanto a linhaça quanto a farinha de linhaça são excelentes aliadas na perda de peso. Esse é um ingrediente que aumenta a sensação de saciedade e que possui ação anti-inflamatória, sendo também um dos alimentos que desinflamam o corpo e ajudam a reduzir medidas. Isso acontece porque a linhaça ajuda a promover um metabolismo mais acelerado, processo que é essencial para a queima da gordura corporal. Ou seja, para quem pensa em incluir uma alimentação mais saudável nas resoluções de ano novo, a linhaça é ótima tanto para melhorar a saúde quanto para emagrecer.

3) Contribui com a saúde cardiovascular

A linhaça é uma das sementes que é fonte de ômega 3, 6 e 9 (no caso da linhaça dourada), sendo, por isso, um dos ingredientes mais importantes para a saúde do coração. A explicação é que o ácido graxo essencial possui gorduras poli-insaturadas, reduzindo as atividades das plaquetas e prevenindo a formação de coágulos no sangue. Ou seja, na prática, isso significa que alimentos ricos em ômega 3 – como a linhaça e a farinha de linhaça – reduzem as chances de uma pessoa sofrer com infarto, por exemplo, pois elas mantêm as funções cardiovasculares em bom estado.

4) Aumenta a disposição para atividades físicas

A linhaça, por aumentar o nível do metabolismo do corpo, também acaba aumentando a disposição e vitalidade. Para quem pratica exercícios físicos, isso é ótimo, pois o alimento fornece mais energia e te deixa preparado para os treinos. Além disso, pequenos lanchinhos durante o dia que contenham linhaça, como a Pipoca Pronta de Maçã, Canela E Linhaça Taeq, também deixam o organismo mais disposto para encarar as tarefas diárias.

5) Melhora a imunidade do organismo e equilibra os hormônios

Outro dos grandes benefícios da linhaça e da farinha de linhaça é que esses componentes ajudam a melhorar a saúde da pele e a imunidade do organismo. Eles contêm agentes antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres, protegendo a degradação do nosso corpo. Para completar, o alto teor de lignanas é outro ponto positivo do alimento, já que elas funcionam como neutralizadoras do estrogênio e ajudam a controlar os hormônios, prevenindo doenças perigosas, como o câncer.