Nutrólogo x nutricionista: Qual é a diferença? Saiba mais dessas duas profissões
Parecidos sim, mas, não iguais. Quando falamos em alimentação saudável, muitas vezes confundimos, ou, até mesmo, generalizamos os trabalhos dos profissionais da área nutricional. Nutricionistas e nutrólogos, por exemplo, você sabe as diferenças entre eles?Apesar de ambos serem voltados à saúde, e se complementarem em um processo alimentar, cada profissão possui singularidades que precisam ser entendidas para sabermos em quais situações devemos procurar um ou outro. Entenda mais!
Em linhas gerais, segundo a nutróloga Flaviane Farias, nutrólogos e nutricionistas trabalham em conjunto, se complementam, para promover a nossa saúde através da alimentação evitando transtornos alimentares, por exemplo: “Enquanto o médico monitora a doença, o nutricionista monitora a adaptação do paciente à nova condição alimentar”, ressalta a profissional que nos deu um exemplo da funcionalidade dessa parceria:
“Um paciente obeso, a causa mais comum de atendimento no dia a dia. O médico trabalha no diagnóstico da causa o que levou o indivíduo a ganhar peso, ter doença tireoidiana ou ovário micropolicístico, por exemplo. Ou, até mesmo, se a obesidade gerou dano metabólico, quando o paciente apresenta alteração laboratorial, como alteração da glicose e insulina, colesterol, ácido úrico ou triglicerides e esteatose hepática (figado gorduroso). Neste caso tratamento oral junto e plano nutricional são de fundamental importância para o sucesso terapêutico do paciente”, destaca a profissional.
Qual é o trabalho do nutrólogo?
O médico nutrólogo é um profissional formado em medicina com especialização em nutrição, sendo responsável pelo diagnóstico de doenças e com a propriedade de prescrever remédios para o tratamento, como explica a Dra. Flaviane:
“A nutrologia é uma especialidade médica aceita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) desde 1972. Cabe ao médico nutrólogo o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças. Identificar o grupamento de alimentos importantes a serem ajustados e orientar seus pacientes assim como tratar a doença em questão com medicamentos ou suplementos vitamínicos específicos com doses individuais para cada caso”, explica a médica nutróloga.
As principais funções do médico nutrólogo:
– Prescreve dietas e medicamentos específicos para cada tipo de distúrbio alimentar.
– Avaliar a quantidade de nutrientes presentes no organismo através de exames.
– Determina a nutrição via endovenosa aos pacientes hospitalizados.
– Designa a ingestão correta de proteínas ou vitaminas para cada indivíduo.
Qual é o trabalho do nutricionista?
Já o nutricionista, é formado em Nutrição e verifica as deficiências ou excessos de nutrientes de cada paciente, tornando-se um profissional indispensável para os bons hábitos nutricionais. O nutricionista não receita remédios, mas tem a função de auxiliar o indivíduo:
“Ele vai elaborar um cardápio direcionado as necessidades do paciente. Se torna peça fundamental na dieta, orientação e manutenção nutricional individualizada. Substuindo alimentos dos grupamemtos alimentares, motivando a introdução de novos alimentos e abrindo o horizonte para o paciente introduzindo novas opções e ideias nutricionais”, explica a médica nutróloga.
As principais funções do nutricionista:
– Orienta e prescreve dietas
– Auxilia a alimentação e nutrição de cada indivídio, de acordo com o metabolismo.
– Prepara cardápios de refeições
– Controla a qualidade dos produtos, preparo dos alimentos e higiene do processo.
* A Dra. Flaviane Farias é médica pós-graduada em endocrinologia nutrologia e medicina ortomolecular, também é coordenadora médica da clínica Neo Vita .