O que é maniçoba? A receita tradicional desse prato de origem indígena
Com raízes na culinária indígena e tradicionalmente consumida no estado do Pará, a maniçoba é um prato tipicamente brasileiro. Feita com folhas de mandioca triturada (maniva), carne de porco, embutidos e defumados, ela é conhecida como a “feijoada sem feijão” dos paraenses. Mas, apesar de ser um prato acessível, a receita de maniçoba precisa de cuidados especiais na hora do preparo. Caso contrário, ela pode ser altamente tóxica para o nosso organismo. Para conhecer um pouco mais sobre essa iguaria e saber como fazê-la em casa, dá uma olhada na matéria!
Afinal, o que é maniçoba e como fazer esse prato de origem indígena?
Apontada como uma comida paraense, a maniçoba é um prato de origem indígena tradicionalmente servido na festa do Círio de Nazaré, em Belém – comemorada no segundo domingo de outubro. Ao todo, são necessários sete dias para fazer a receita com todos os cuidados que ela precisa.
Feita com folha de mandioca triturada, a maniva passa por um cozimento de uma semana para eliminar o ácido cianídrico que a planta carrega, que é venenoso para a nossa saúde. Para fazer a receita em casa, por exemplo, é preciso comprar a maniva já cozida por pelo menos 72 horas e cozinhá-la por mais 8 horas antes do preparo do prato. Depois, você deve acrescentar alguns pedaços de charque, toucinho, linguiça, costela, carne de porco e outros ingredientes típicos da feijoada.
Aprenda como fazer maniçoba em casa
Ingredientes
– 3 kg de folhas de mandioca (maniva) cozidas por pelo menos 72 horas
– 4 folhas de louro
– 1/2 kg de toucinho branco
– 1/2 kg de bacon
– 1/2 kg de calabresa comum
– 1/2 kg de calabresa defumada
– 1/2 kg de pé e rabo de porco salgado
– 1/2 kg de costela de porco
– 1/2 kg de paio
– 3 kg de charque
– 2 cebolas picadas
– 4 dentes de alho amassados
– Óleo para refogar
– Pimenta-do-reino a gosto
– Coentro e cheiro verde a gosto (opcional)
Para fazer a maniçoba sem correr o risco de prejudicar a saúde, coloque a maniva em uma panela bem grande com 1 litro de água e leve para cozinhar em fogo baixo, deixando ferver por pelo menos 8 horas com as folhas de louro. Mexa de vez em quando (para que as folhas não grudem na panela) e acrescente mais água quando perceber que o conteúdo está ficando seco.
Quando a maniva estiver completamente cozida, deixe as carnes salgadas e o charque (separadamente) de molho em uma bacia com água para tirar o excesso de sal e, depois, corte todos os ingredientes em pedaços médios.
Em uma outra panela, doure a cebola e o alho com um pouco de óleo e junte uma parte das carnes para refogar. Depois de alguns minutos, despeje a mistura na panela de maniva e refogue o restante das carnes. Quando todos os ingredientes estiverem na panela de maniva, tempere com pimenta-do-reino, coentro e cheiro verde e cozinhe por mais 30 minutos. Sirva a maniçoba pronta em um prato com arroz e farinha!
Receita de maniçoba é nutritiva, mas deve ser consumida com moderação
Por ter a mandioca como matéria-prima da receita, a maniçoba é fonte de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, proteína e diversos nutrientes importantes para a saúde que estão presentes em abundância na raiz. No entanto, por ser composta por ingredientes calóricos e gordurosos, o prato deve ser consumido com moderação – principalmente por quem tem problemas de hipertensão, colesterol alto e diabetes.