Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quinoa: tudo o que você precisa saber sobre esse superalimento
Taeq Descomplica 09/08/2024

Quinoa: tudo o que você precisa saber sobre esse superalimento

Você sabe qual é o vegetal mais completo para a alimentação? É para tirar essa dúvida que nós preparamos este conteúdo para você. Aqui, você vai saber o que é a quinoa e por que este cereal é considerado um superalimento para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada. Conheça os principais benefícios e dicas para você incluir esse cereal cultivado há mais de 5 mil anos. Vamos lá?

O que é quinoa?

A quinoa – ou quinua – é um pseudocereal nativo da região andina, mais precisamente de países como Bolívia, Equador, Colômbia e Peru, e que chegou a ser considerada alimento sagrado pelos incas, que a chamavam de “grão de ouro”. Ela é conhecida por seu alto valor nutricional. Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, esse cereal é uma excelente alternativa para quem busca uma alimentação balanceada.

Aliás, ela não é considerada um superalimento à toa. A quinoa contém todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-se uma proteína completa e ideal para vegetarianos e veganos, ou para quem tem alergia a glúten.

Seu sabor neutro faz com que seja fácil criar diferentes receitas com quinoa. Já seus nutrientes fazem com que esses pratos sejam supersaudáveis, trazendo muitos benefícios ao nosso organismo.

Quinoa crua em uma tigela de madeira com uma colher.

Quinoa é carboidrato?

Sim, a quinoa é classificada como um carboidrato. No entanto, diferentemente de outros carboidratos refinados, a quinoa possui um índice glicêmico baixo, o que significa que ela não causa picos de açúcar no sangue. Além disso, suas fibras ajudam a promover a saciedade e a manter os níveis de energia estáveis.

Ou seja, apesar de ser um carboidrato, a quinoa é muito mais. Com o seu alto valor nutricional, ela também é rica em ômegas 3 e 6, que são gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitamina E, além de minerais, como o cálcio, o zinco e o magnésio. No fim, esse grão é um alimento muito completo e benéfico para a saúde.

Como hidratar a quinoa para receitas?

Para preparar a quinoa de forma adequada, é essencial hidratá-la corretamente. Siga os passos abaixo:

1.Lave bem a quinoa

Antes de cozinhar, lave a quinoa em água corrente usando uma peneira fina para remover as saponinas, que podem dar um gosto amargo à semente.

2.Deixe de molho

Coloque a quinoa em uma tigela com água e deixe de molho por cerca de 15 minutos.

3.Escorra a água

Após o tempo de molho, escorra a água e enxágue a quinoa novamente.

4.Cozinhe

Adicione a quinoa a uma panela com água (proporção de 1 para 2, ou seja, uma xícara de quinoa para duas de água, por exemplo). Cozinhe em fogo médio até a água ser absorvida (o que leva cerca de 15 a 20 minutos).

Quais são os benefícios da quinoa?

Pessoa segurando um copo com salada de quinoa.

Com uma composição tão rica, a quinoa tem se transformado em uma estrela de quem quer comer bem e garantir mais qualidade de vida. E esse cereal pode trazer muitos benefícios para a saúde, principalmente quando incluído em uma dieta variada e pensada exclusivamente para seu corpo.

Entre os potenciais ganhos, a gente pode destacar pontos como:

Rica em nutrientes

A quinoa é uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas (como B e E) e minerais (como ferro, magnésio e zinco). Além disso, é uma ótima aliada para o bom funcionamento do metabolismo, além de dar mais energia e promover o bem-estar.

Fonte completa de proteína

Contém todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-se uma proteína completa ideal para vegetarianos e veganos.

Pode fortalecer o sistema imunológico

Homem sorrindo após um treino, com uma toalha no pescoço.

Além de ter proteínas e fibras, a quinoa também é muito rica em vitaminas e minerais. Seus grãos têm uma grande concentração de vitaminas do complexo B, as quais auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. Na quinoa em grãos, também há a presença de vitaminas C e E que atuam diretamente no sistema imunológico, o que pode fortalecer o sistema imunológico contra doenças.

Facilita a redução do colesterol

Graças às fibras e saponinas presentes na casquinha do alimento, a quinoa pode contribuir para a diminuição dos níveis do mau colesterol (LDL).

Ajuda na digestão

Sua alta quantidade de fibras ajuda a regular o trânsito intestinal e melhora a digestão.

Auxilia na perda de peso e controle do açúcar no sangue

Por ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, a quinoa pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Além do mais, as fibras desse cereal são ótimas para promover a sensação de saciedade, um tema sempre importante para quem está querendo perder peso.

Aumento da massa muscular

A composição com alto valor proteico também faz da quinoa uma boa opção para ajudar no ganho de músculos. Mas vai além: ela também ajuda a dar energia no pré-treino e na regeneração depois das atividades.

Pode combater a calvície

A quinoa é rica em aminoácidos que ajudam a fortalecer os fios de cabelo, prevenindo a calvície e promovendo o crescimento saudável. Aliás, pouca gente sabe, mas esse pequeno grão pode ser a salvação para a calvície. Principalmente por causa do zinco, esse cereal possui agentes muito mais eficazes para o couro cabeludo do que vários shampoos que você compra no dia a dia.

Ah, mas vale lembrar: para garantir o melhor retorno para seu corpo, antes de incluir ou investir toda sua alimentação em quinoa, procure um profissional especializado, ok? Essa é a melhor forma de construir um plano alimentar personalizado que ofereça todas as vantagens deste superalimento – e da alimentação saudável – para sua saúde e bem-estar.

Mulher penteando seu cabelo enquanto está de roupão.

Quinoa causa gases?

A quinoa, como outros grãos integrais, contém fibras que podem, sim, causar gases em algumas pessoas, especialmente se consumida em grandes quantidades — ou para quem ainda não está acostumado a uma dieta rica em fibras.

Para minimizar esse efeito, nossa dica é começar com porções menores e aumentar gradualmente a ingestão. Sem exageros.

Quinoa tem glúten?

Tigela de madeira cheia de quinoa crua.

Não, a quinoa é naturalmente livre de glúten, o que a torna uma excelente opção para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, garantindo uma fonte nutricional de alto valor sem problemas.

No entanto, é sempre importante verificar se há contaminação cruzada com produtos que contêm glúten, especialmente se a quinoa for processada em instalações que também manipulam outros grãos, certo?

Pronto! Agora que você já sabe o que é a quinoa e todos os benefícios dela para o corpo, não hesite em incluí-la na sua rotina. E não deixe de acompanhar os nossos conteúdos para ter, cada vez mais, rotinas saudáveis e com muito equilíbrio.

Até a próxima!