Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos que não contêm ferro e são pouco indicados para quem tem anemia
Guia Culinário 13/05/2021

5 alimentos que não contêm ferro e são pouco indicados para quem tem anemia

Para ter uma dieta rica em ferro é muito importante incluir ingredientes específicos no cardápio – como carnes (principalmente miúdos), leguminosas e vegetais verde-escuros. Mas você sabia que existem alimentos que não contêm ferro? Ou seja, não fornecem nenhuma quantidade do mineral e, muitas vezes, podem até atrapalhar a absorção do nutriente pelo organismo. Para esclarecer melhor esse assunto, nós preparamos uma lista de alimentos pobres em ferro que devem ser evitados ao máximo na dieta de quem tem anemia.

1. Leite é um alimento rico em cálcio, nutriente que inibe a absorção do ferro

Embora tenha alto teor de cálcio, potássio, fósforo e outros minerais importantes, o leite é um alimento que não contém ferro em sua composição. Além disso, quando consumido em grande quantidade, ele pode até mesmo atrapalhar a absorção do nutriente. Isso porque a presença do cálcio tende a inibir a ação do ferro no organismo, o que pode ser bastante prejudicial para quem tem um quadro de anemia mais grave. Nesse caso, inclusive, o mais indicado é procurar o acompanhamento de um nutricionista e um médico para montar uma dieta adequada e um tratamento eficiente.

2. Café contém cafeína, substância que prejudica o transporte de ferro e de outros nutrientes

Você sabia que o café não contém ferro e ainda pode atrapalhar a absorção do mineral quando consumido de forma exagerada? A cafeína, em especial, tende a prejudicar o transporte de alguns minerais pelo organismo – principalmente do ferro e do cálcio, nutrientes que têm um mecanismo de transporte celular bem semelhante. Por isso, para tratar anemia de forma efetiva, o ideal é evitar alimentos ou bebidas ricas nessa substância, como chá-verde, chá-preto e refrigerante.

3. Manteiga fornece gorduras trans não tem ferro

Por ser derivada do leite, a manteiga é outro alimento que não contém ferro em sua composição e deve ser evitada na dieta para tratar anemia. Vale destacar ainda que ela contém um alto teor de gorduras trans – ou seja, quando consumida de forma excessiva, pode trazer problemas para a saúde do coração. Por isso, inclusive, a nossa dica é substituí-la por azeite ou óleos naturais (como o de coco) em diferentes preparos.

4. Sorvete é um alimento pobre em ferro e bastante calórico

Evitar o consumo de sorvetes – principalmente os industrializados – é outra dica para otimizar a absorção do mineral pelo organismo. Além de ser considerado um alimento pobre em ferro, já que não contém nenhuma quantidade do nutriente, o sorvete é fonte de cálcio (mineral que prejudica o transporte do ferro) e tem um alto valor calórico – ou seja, pode aumentar o acúmulo de gordura corporal quando consumido em grandes quantidades e a longo prazo.

5. Gelatina tem colágeno e cálcio, mas não dispõe de ferro

Embora forneça colágeno (proteína importante para a pele) e minerais indispensáveis para o organismo (como cálcio, magnésio e fósforo), a gelatina também faz parte do grupo de alimentos sem ferro. Por isso, ela não faz parte da dieta para tratar anemia. Ainda assim, você pode usar o ingrediente para preparar diferentes receitas no dia a dia – como mosaico de gelatina, mousse de frutas e doces mais saudáveis.

Obs.: Existem frutas que, embora sejam fontes de vitamina C (nutriente que estimula a absorção de ferro), entram no grupo de alimentos que fornecem uma quantidade muito baixa do mineral – tais como melão, mamão e banana. Por isso, elas são consideradas dispensáveis para a dieta de quem tem anemia, por exemplo.