Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos que não contêm glúten: 6 opções para quem tem intolerância à proteína
Guia Culinário 14/03/2023

Alimentos que não contêm glúten: 6 opções para quem tem intolerância à proteína

Quem sofre com a intolerância ao glúten sabe como é difícil se alimentar no dia a dia com as restrições à proteína. Seja por doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo, consumir alimentos que não contêm glúten pode ser um desafio para quem os desconhece.
Caso você seja uma dessas pessoas, que precisa diminuir ou parar com o consumo de glúten, saiba que os alimentos sem glúten serão benéficos para a absorção de nutrientes, aumento de energia e redução da inflamação, por exemplo. Quer conhecer os alimentos que não contêm glúten e torná-los os seus aliados para uma alimentação saudável? Confira na matéria abaixo!

Tapioca não contém glúten e pode substituir pães e massas

A tapioca, como a tapioca soltinha Taeq , é uma alternativa para substituir pães e massas em dietas restritivas ao glúten, pois é feita a partir da farinha da mandioca. Ela é fonte de energia, e ainda ajuda a fortalecer músculos e ossos. Para os intolerantes ou alérgicos, esse alimento que não contêm glúten é de fácil digestão e baixo teor de gordura – ótimo para incluir no plano alimentar. Mas, vale se atentar ao recheio da tapioca para que ela permaneça livre de glúten, ok?

Abacate é versátil e outro dos alimentos que não contêm glúten

Composto por gorduras saudáveis, o abacate auxilia na redução dos triglicerídeos, do colesterol ruim e do açúcar no sangue. Ele contêm vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco, potássio, magnésio e fibras, além de ser versátil. Por exemplo, é possível usar o abacate orgânico Taeq em receitas doces e salgadas, e até como substituto de alguns derivados do leite.

Chia ajuda na saúde intestinal e é ótima para quem tem intolerância ao glúten

A chia é fonte de fibras e, assim como o abacate, rica em gorduras saudáveis. Ela ajuda a manter a saúde intestinal, estimula a redução do colesterol ruim e, de quebra, protege o coração. A farinha de chia Taeq é nutritiva e pode ser usada por cima de frutas ou iogurtes naturais no café da manhã ou lanche da tarde. Que tal experimentar?

Castanhas não têm glúten e reduzem a pressão alta

Castanhas de caju e do Pará, amêndoas, nozes e amendoins, por exemplo, são responsáveis por melhorar a saúde cerebral e aumentar a imunidade, além de reduzir a pressão alta. Esses são alimentos que não contêm glúten são benéficos por conterem fibras, proteínas e nutrientes como vitamina E, selênio, zinco e magnésio.

Milho também pode ser consumido por celíacos e é fonte de carboidratos

O milho é um grão sem glúten que serve como uma boa fonte de carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Isso tudo proporciona mais energia ao corpo, regula o trato digestivo e melhora a saúde óssea, nervosa e muscular. E o milho verde orgânico Taeq pode ser consumido de várias formas, como em grãos, farinha ou fubá, tornando-o uma opção (excelente, por sinal) de alimento para pessoas com intolerância ao glúten.

Batata doce fornece energia ao corpo

Auxiliando no aumento da massa muscular e promovendo saúde para o intestino, a batata doce é versátil. Seja cozida, assada, frita ou até em forma de purê, a batata doce orgânica Taeq é benéfica por fornecer energia ao corpo de forma gradual, sendo um ótimo pré-treino, por exemplo. Ela também previne a constipação, promove a saciedade e é bastante saborosa!

Conheça outros alimentos que não contêm glúten

A lista de alimentos que não contêm glúten não acaba por aí! Além dos que citamos, existe uma série de alimentos que podem trazer benefícios para a saúde . Veja:

  • Frutas, verduras e legumes;
  • Ovo, carnes bovina, suína, frango, peixes e frutos do mar;
  • Leite, manteiga, queijos e derivados;
  • Farinha de coco, polvilho, linhaça, aveia sem glúten e amido de milho;
  • Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, arroz e quinoa;
  • Óleos e azeites.

É importante lembrar que nem sempre é recomendada uma alimentação 100% sem glúten

É importante lembrar que nem todos precisam evitar o glúten. Não há evidências que sugiram que uma dieta sem glúten seja mais saudável para pessoas que não são intolerantes ao glúten. Se você acha que pode ter intolerância ao glúten, é fundamental conversar com um médico ou nutricionista para obter um diagnóstico preciso.