Óleo de cártamo: como tomar e as vantagens desse ingrediente rico em vitamina E
Você conhece o universo dos óleos vegetais? De coco, canola, amêndoas, abacate e por aí vai… São muitos tipos, bem saborosos e cheios de propriedades benéficas. O óleo de cártamo, em especial, é extraído das sementes da planta cártamo (de pequeno porte, com flores amarelas) e pode ser usado de diversas maneiras. Ele é rico em minerais, vitaminas e nutrientes fundamentais para a saúde do corpo. Quer conhecer melhor esse óleo? Nós listamos alguns benefícios e separamos dicas de como consumi-lo no dia a dia.
Óleo de cártamo é rico em vitamina E, que tem grande atuação antioxidante
Uma das principais vantagens do óleo de cártamo é que ele é fonte de vitamina E, um importante antioxidante para o corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular, bloqueando danos causados pelos radicais livres e fortalecendo o organismo. Além disso, a vitamina E também é boa para a saúde do coração e para a imunidade de forma geral.
É fonte de ácidos graxos (como ômega 6 e ômega 9)
Outro ponto positivo do óleo de cártamo é que ele é fonte de ácidos graxos essenciais para o corpo – o ômega 6, por exemplo, auxilia na cicatrização, combate o excesso de glicose no sangue e o colesterol “ruim” (LDL), fortalece a imunidade e também combate a pressão alta. Já o ômega 9 tem ação anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e também ajuda a aumentar a concentração de colesterol “bom” (HDL). Além disso, esses ácidos graxos estimulam a queima de gordura e, por isso, o óleo de cártamo é muito usado para essa finalidade.
Use o óleo de cártamo para temperar saladas e legumes
Para incorporar todas a propriedades do óleo de cártamo à sua dieta, uma boa dica é usá-lo para temperar saladas e legumes no dia a dia. Mas além disso, o óleo também pode ser aplicado em frituras, substituindo a manteiga e óleos hidrogenados. Ao consumir o óleo de cártamo diariamente você consegue melhorar o colesterol, diminuir focos de inflamação e ainda controla a glicemia.
Obs.: Além de ser usado diretamente na culinária, o óleo de cártamo também pode ser consumido através de cápsulas. Mas lembre-se de se consultar com um médico antes de iniciar o seu consumo.
Pode ser usado como hidratante para a pele
Além de ser usado na alimentação, o óleo de cártamo também é ótimo para o preparo de cremes hidratantes faciais. Por ser rico em antioxidantes (vitamina E), nos ácidos linoleico e oleico (ômega 6 e ômega 9, respectivamente), ele ajuda a combater o envelhecimento da pele e garante uma boa hidratação. Muitas pessoas usam esse óleo para preparar máscaras faciais com outros ingredientes naturais ou hidratantes comuns. Fica a dica!