Para que serve o chá de camomila: veja 5 benefícios da bebida
O chá de camomila é um dos mais populares entre as pessoas que têm o costume de tomar a bebida em diferentes momentos do dia. O efeito calmante pode ser a primeira lembrança quando alguém se pergunta para que serve o chá de camomila, mas ele não é o único benefício desta bebida. Podendo ser consumido em diferentes momentos do dia, a infusão da flor de camomila é uma boa aposta para o café da manhã, lanche da tarde ou logo antes de dormir. Saiba mais sobre as vantagens de beber chá de camomila com frequência aqui embaixo!
1. Chá de camomila serve para ajudar no controle de ansiedade e melhorar a qualidade do sono
Uma das propriedades mais conhecidas da camomila é, justamente, a calmante. Isso acontece por causa da apigenina, um flavonóide presente em sua composição que atua no sistema nervoso central e promove o relaxamento e diminuição do estresse. Se consumido de manhã, o chá de camomila pode ter efeito tranquilizante ao longo do dia, diminuindo a ansiedade. Perto da hora de dormir, ele ajuda a melhorar a qualidade de sono.
2. Relaxamento dos músculos é outro benefício do chá de camomila
A sensação de relaxamento promovida pelo chá de camomila também tem efeito nos músculos. Por isso, ele pode ser usado depois de atividades físicas mais intensas, como treinos de musculação e sessões de cardio mais longas. Além disso, a camomila também ajuda a aliviar a tensão muscular e as dores causadas pelo estresse – é uma boa opção para quem tem dores de cabeça constantes, por exemplo.
3. Chá de camomila serve para ajudar em alguns problemas de estômago
Além de ser uma bebida que auxilia na digestão, o chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias e, por isso, pode ser um bom aliado no combate a diferentes condições do estômago, como náuseas e má digestão. Outra vantagem é o alívio de cólicas, tanto em bebês, quanto em pessoas adultas durante o período menstrual. Isso acontece porque ele estimula a produção de um aminoácido chamado glicina, que diminui os espasmos musculares e, consequentemente, também diminui as dores das cólicas.
4. Chá de camomila também pode ser benéfico para a pele
Mesmo que seja comumente consumido como bebida, o chá de camomila também pode fazer parte da rotina de skincare. Ele pode ser um aliado na hora de hidratar a pele do rosto e ajuda a amenizar a aparência das olheiras – basta fazer uma compressa com algodão embebido no chá de camomila gelado e deixar sobre os olhos por alguns minutos. Quem tem a pele sensível pode usar esse chá (na temperatura fria) da mesma forma para amenizar a vermelhidão e possíveis irritações no rosto.
5. Chá de camomila pode atuar na saúde circulatória e do coração
O chá de camomila, assim como a berinjela, é um dos alimentos que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Isso porque ele tem antioxidantes que agem nas células de gordura e impedem que elas se acumulem na corrente sanguínea, diminuindo a probabilidade de condições como infartos e derrames. Além disso, ele também ajuda a preservar a saúde das artérias, melhorando a circulação – vantagem para quem tem tendência a vasos, varizes e trombose – e amenizando os quadros de pressão alta.