Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pesquisa revela: Brasil é exemplo de orientação nutricional no mundo!
Guia Culinário 10/04/2015

Pesquisa revela: Brasil é exemplo de orientação nutricional no mundo!

Uma notícia e tanta para deixarmos todos nós brasileiros cheios de orgulho! De acordo com o site norte-americano “Vox Media”, através de publicação do último dia 02 de abril , o Brasil é um dos melhores exemplos de orientação nutricional do mundo. Para reiterar a tese, a reportagem faz um paralelo de como a alimentação é tratada em nosso país , em relação à atual forma praticada pelo governo dos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, o Guia Alimentar para a População Brasileira , criado em 2006 pelo Ministério da Saúde e que é anualmente atualizado, de acordo com as premissas da sociedade , é o melhor exemplo de como o país está atento à importância de manter um estilo de vida voltado à alimentação saudável. Nos EUA, em contrapartida, essas diretrizes são modificadas apenas a cada cinco anos, e sem algum enfoque social. “(…) Em 151 páginas, o Ministério da Saúde brasileiro estabelece o que pode ser o guia alimentar mais inteligente do mundo. A América realmente precisa seguir o exemplo do Brasil. Nossa (dos EUA) ciência da nutrição é notoriamente deficiente (…)” destaca um trecho da reportagem, lembrando que o manual alimentício americano possui mais de 600 páginas.

Redigido em linguagem acessível, o guia brasileiro se dirige às famílias, profissionais da área, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores cujo ofício envolve a promoção da saúde da população. A versão impressa do documento é distribuída às unidades de saúde de todo o país, e a versão digital fica disponível no portal do Ministério. Através do site governamental, o ministro da saúde, Arthur Chioro, destacou a importância do Guia.

“Mais do que um instrumento de educação alimentar e nutricional, o guia se insere dentro da estratégia global de promoção da saúde e do enfrentamento e do excesso de peso, que já atinge mais da metade da população brasileira. A carga de doença associada à obesidade é imensa. Para sair da agenda da doença, precisamos trabalhar pela melhoria da alimentação e incentivar a prática de hábitos saudáveis. Não estamos proibindo nada, mas temos recomendações claras de qual alimento priorizar.

Diferentemente da maioria dos guias internacionais, que se preocupam apenas com os valores nutricionais dos produtos, o Guia do Brasil orienta também às circunstâncias que envolvem o ato de comer, a preparação e o manusear do alimento, além de ações do dia a dia que proporcionam bem-estar e uma vida mais saudável, como a regularidade de horário e os ambientes apropriados às refeições.

“Entendemos a alimentação não só na perspectiva biológica, no aporte de energia e nutrientes. O guia traz mensagens também no contexto social, dentro do sistema alimentar. Quando compartilhamos o momento da nossa refeição com membros da família, colegas de trabalho ou escola, também compartilharmos vivências. É um momento importante de convívio social e para desfrutar da alimentação. Por isso uma recomendação do guia é dar à alimentação o tempo que ela merece, considerando o seu papel na saúde e preservação da cultura brasileira”, exemplificou Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e responsável pela coordenação geral do projeto de elaboração do Guia Alimentar.

Regionalização – Um dos pontos abordados pelo Guia Alimentar Brasileiro é a especificação da alimentação de cada região do país. De acordo com a nutricionista Fernanda Oliveira, o manual nutricional do país é altamente abrangente e ajuda muito o trabalho dos profissionais da área. “Ele e feito com base nos costumes da população brasileira respeitando as regionalidades de cada local, então, para a nossa população, eu acho que ele é sim bastante completo e satisfaz as necessidades como um todo”, enfatizou a especialista.