Semana Santa saudável: como não abrir mão da dieta durante o feriado de Páscoa
Uma das melhores partes da Páscoa é se deliciar com os pratos (receitas de peixes, como bacalhau, arroz colorido, carnes, massas e o que mais você preferir), fora os ovos de chocolate que são carros-chefe dessa época do ano. O mais importante é que você realmente curta essa data e não se prive de comer nada, nem mesmo os docinhos. Para te ajudar, nós separamos ideias de como preparar o almoço da Páscoa de forma mais saudável e sem abrir mão da dieta. Da uma olhada e coloque esse cardápio em prática!
Use ingredientes saudáveis para temperar o bacalhau
No período da Páscoa, o alimento que mais se destaca, com certeza, é o famoso bacalhau – um tipo de peixe refinado e saboroso, muito usado na culinária portuguesa. A melhor parte é que ele pode ser preparado de diversas formas e, inclusive, com temperos e ingredientes nutritivos e bem saudáveis.
Antes de tudo, o mais importante é deixar a peça de bacalhau dessalgando de um dia para o outro. Depois, você preparar várias receitas mais saudáveis – evite usar frituras, por exemplo, e abuse dos temperos mais saudáveis. Você pode adicionar cheiro-verde, pimenta, páprica, alho e preparar uma receita de bacalhau com cebola e grão-de-bico, por exemplo. Existe uma receita de bacalhau com castanhas e legumes orgânicos que também fica uma delícia. Ou seja, você não precisa se privar de comer esse peixe – basta procurar uma receita mais saudável do prato!
Vale lembrar que o bacalhau é um alimento rico em substâncias fundamentais para o corpo, como o ácido graxo ômega 3 (que ajuda a diminuir o colesterol ruim), proteínas, vitaminas do complexo B e minerais diversos, como potássio, fósforo e magnésio.
Prepare os bolinhos de bacalhau no forno ou na fritadeira elétrica
Os bolinhos de bacalhau também podem marcar presença na sua Semana Santa. Só que em vez de fritá-los no óleo (que é gordura saturada), você pode prepará-los em uma fritadeira elétrica ou até mesmo assá-los no forno. Esse prato é um dos mais saborosos e você não precisa abrir mão dos bolinhos!
Dê preferência ao arroz integral
Você já pensou em fazer uma receita de arroz integral com brócolis e vegetais coloridos? Para curtir um almoço de Páscoa mais saudável, uma boa dica é preparar grãos integrais e ainda adicionar ingredientes para valorizar o prato. Existem receitas de arroz com pimentão, brócolis, espinafre e legumes diversos. Você até pode fazer bolinhos de arroz na fritadeira elétrica que também ficam uma delícia.
Já pensou em preparar uma farofa saudável e nutritiva?
Para acompanhar o bacalhau, o arroz e outros pratos da Páscoa, você também pode preparar uma receita mais saudável de farofa. Existem opções feitas com farinha de aveia e de rosca integral. No entanto, o grande problema da farofa tradicional está no uso exagerado do óleo e da manteiga. O que você pode fazer é buscar receitas sem esses ingredientes – uma boa dica é usar farelo de aveia, azeite e outros ingredientes (como alho, cebola, pimenta e sal) para preparar uma farofa bem nutritiva e sem gordura.
Obs.: Não se esqueça de preparar aquela salada colorida com alface, tomate, agrião, ovos cozidos e o que mais você gostar. Existem também receitas de salada de bacalhau desfiado que são deliciosas. Fica a dica!
Não abra mão do ovo de chocolate e dos docinhos
Mesmo que você esteja seguindo uma dieta restritiva, tente não abrir mão do ovo de chocolate, ok? Ele é o símbolo principal da Páscoa e também é importante para todo o clima de festa e confraternização. O lado bom é que existem formas de preparar ovos mais saudáveis – geralmente, receitas feitas com chocolate amargo e frutas. Lembre que o segredo é ter equilíbrio e nunca se privar de comer, se divertir e curtir a Páscoa em família.