Vai fazer tatuagem? Entenda como a alimentação saudável ajuda a evitar infecções
Escolher o desenho ou a frase ideal é uma das principais preocupações de quem vai fazer tatuagem – afinal, é algo que irá ficar marcado na pele para sempre. No entanto, além dessa parte simbólica e estética, também é importante pensar nos cuidados necessários para impedir inflamações e garantir uma boa cicatrização. Você sabia, por exemplo, que a alimentação pode ser uma aliada? Ao evitar certas comidas e priorizar outras, vai ficar bem mais fácil passar pelo processo e garantir uma tattoo perfeita sem dores de cabeça ou complicações. Saiba mais detalhes.
Alimentos gordurosos estão entre os que mais dificultam o processo de cicatrização da tatuagem
Uma das principais medidas para acelerar a cicatrização da tatuagem e impedir infecções é ficar atento aos alimentos que devem ser evitados durante o período. Em geral, ela acontece entre 20 dias e um mês, e nessa fase vale a pena seguir uma dieta regrada e saudável para evitar qualquer futura complicação na pele e para garantir que o desenho ou frase escolhida não fiquem deformados ou com a cor comprometida.
Alimentos muito gordurosos, ricos em açúcares e sais, estão entre os principais vilões – e embora nem todas as pessoas tenham a mesma reação, vale evitar. Dentre eles, o que oferece mais risco para a cicatrização é a carne de porco, já que as bactérias que fazem parte da alimentação do animal que vai para o abate podem deixar algumas toxinas no alimento depois de pronto – e, assim, acabar favorecendo um quadro de infecções.
Alimentos ricos em antioxidantes são indicados para acelerar a cicatrização
Além de evitar comidas gordurosas durante o período de cicatrização, também é importante investir em alimentos que vão ajudar a acelerar esse processo e a evitar infecções. Nesse caso, a dica é apostar naqueles que são ricos em antioxidantes e, também, nos que contam com ação anti-inflamatória entre seus benefícios!
Frutas em geral são indicadas – mas, principalmente, as vermelhas e cítricas, incluindo o tomate. Vegetais e ervas também são recomendados, assim como qualquer alimento que só tenha gorduras boas e esteja livre de aditivos químicos que possam atrapalhar a cicatrização. Os que contam com as vitaminas A ou E – como avelã, cenoura e beterraba, por exemplo – também ajudam nesse processo por evitarem a inflamação e garantirem uma boa qualidade da pele que vai se formar.