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Vegetais tipo A: o que são, quais são e como incluí-los na dieta diária
Guia Culinário 19/10/2020

Vegetais tipo A: o que são, quais são e como incluí-los na dieta diária

Você sabia que os vegetais são divididos em grupos e classificados de acordo com a quantidade (e tipos) de nutrientes que fornecem? Os vegetais do tipo A, em especial, são formados principalmente por hortaliças folhosas (como alface, couve, coentro, espinafre e repolho) e podem ser usados de diferentes formas na alimentação. Para que você conheça melhor essa categoria de alimentos, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os vegetais A, seus benefícios e possíveis usos na cozinha. Confira!

O que são vegetais do tipo A?

Para quem não sabe, os vegetais do tipo A são caracterizados por conter cerca de 5% de carboidratos em sua composição. Eles são bem leves, geralmente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo indicados para quem precisa perder peso e aumentar a imunidade. Diferentemente dos vegetais do tipo B ou C (que contêm, respectivamente, 10 e 20% de carboidratos), as hortaliças A são pouco energéticas e têm um teor calórico mais baixo.

Quais são os principais vegetais do tipo A?

Esse grupo de vegetais é composto basicamente por hortaliças folhosas e frutos que contêm alto teor de água, pigmentos antioxidantes (como a clorofila) e vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo. Dentre os principais vegetais A, encontram-se:

– Alface

– Agrião

– Repolho

– Couve

– Couve-flor

– Coentro

– Espinafre

– Brócolis

– Alcachofra

– Acelga

– Abobrinha

– Berinjela

– Cebola

– Chicória

– Jiló

– Maxixe

– Pepino

– Pimentão

– Tomate

Como incluir essas hortaliças na dieta?

A melhor forma de incluir vegetais folhosos na alimentação é apostar no preparo de saladas verdes ou sucos detox, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. O suco verde feito com pepino, couve, hortelã, água de coco e sumo de limão, por exemplo, é muito indicado para acelerar o metabolismo (ajuda na queima de gordura corporal) e mantém a imunidade sempre fortalecida.

Além disso, você pode fazer receitas mais diferenciadas com outros vegetais do tipo A, como refogados e cozidos bem temperados. A berinjela, por exemplo, pode ser recheada com carne moída e outros vegetais ou até mesmo usada no preparo de babaganuche – receita tradicional do Líbano feita basicamente com berinjela assada, tahine e suco de limão. A nossa dica é tentar inovar sempre no preparo para incluir as hortaliças de diversas formas na dieta.