10 benefícios do feijão azuki que valem a pena conhecer
Se tem uma coisa que não pode faltar na casa do brasileiro, decididamente, é o feijão. E por aqui a gente tem vários tipos: feijão preto, branco, manteiga, vermelho, carioquinha… Mas você já conhece o feijão azuki? Originário do Japão e trazido para cá pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem, isto é, uma semente que não precisa ser semeada. Sem falar que é provavelmente o feijão com mais nutrientes e benefícios para a saúde – inclusive, é super apreciado lá do outro lado do mundo. Que tal conhecer 10 motivos para consumi-lo e turbinar ainda mais seu prato?
1. Bom para os rins e vesícula
O feijão azuki é um alimento diurético, o que faz com que ele seja ótimo para a diluição, prevenção e expulsão das pedras nos rins e vesícula, pois ajuda na eliminação do excesso de sódio no organismo.
2. Amigo dos diabéticos
Esse feijão tem uma fermentação menor do que os outros e é de fácil digestão, o que contribui muito para controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea. Além de ajudar no controle da doença, ele pode preveni-la.
3. Ajuda na digestão
Por ser facilmente digerido e rico em fibras, feijão azuki melhora a digestão, além de prevenir doenças no estômago. Além disso, esse nutriente melhora a flora intestinal, combatendo a prisão de ventre, fortalecendo o intestino e combatendo doenças e problemas relacionados a esse órgão.
4. Dá saciedade, evitando a compulsão
Outra vantagem das fibras é que elas dão saciedade, ajudando a evitar a compulsão alimentar. E, por serem muito pouco calóricas, acabam ajudando também quem precisa emagrecer, pois facilitam a perda de peso.
5. Aliado na gravidez
O feijão azuki é rico em ácido fólico, o que significa que é excelente para mulheres grávidas (que geralmente precisam fazer reposição química diária do composto). Ele também protege a placenta e evita diversas doenças fetais, como a anencefalia e deficiências congênitas.
6. Bom para o coração e para a pressão arterial
Além de baixar o colesterol ruim – afinal, é rico em fibras -, esse alimento é fonte de magnésio e potássio, que ajudam no bom funcionamento cardiovascular e relaxam os vasos sanguíneos. Isso também melhora a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão, derrame e outras doenças cardíacas.
7. Bom para quem quer ganhar massa muscular
Quer uma bomba proteica natural? Achou! O feijão azuki é rico em proteínas, o que faz com que ele seja ideal para pessoas que desejam ganhar mais massa muscular. Esse nutriente também ajuda a dar mais energia para o corpo, e por isso é essencial na dieta de quem pratica exercício.
8. Previne a osteoporose e fortalece a estrutura óssea
O zinco e o cobre presentes no feijão azuki fortalecem a saúde dos ossos, ajudando na prevenção de diversas doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, o zinco ajuda na cicatrização e o cobre combate o envelhecimento precoce das células.
9. Possui efeito detox
Você já ouviu falar do molibdênio? Ele é um mineral poderosíssimo (que inclusive produzimos em nosso corpo) e que tem efeito desintoxicante. E adivinha qual alimento é rico em molibdênio? Exato, o feijão azuki! É bom lembrar que alimentos detox ajudam a limpar o organismo de toxinas e ainda favorecem a absorção de substâncias benéficas para o corpo.
10. Evita e combate a anemia
Como todo bom feijão, o azuki também é rico em ferro, o ajuda a prevenir a anemia. Ele também é um ótimo alimento para comer quando já se está doente, pois possui alta concentração de ferro e é de rápida digestão. E aí? Já se convenceu a adicionar essa leguminosa na sua dieta diária?