5 benefícios da batata-doce: varie no preparo
A batata-doce pertence à família dos tubérculos, é rica em vitamina A, B6, C, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ela fornece energia com carboidratos saudáveis e sem elevar a taxa de açúcar no sangue.
Outra propriedade da batata-doce é contribuir para o controle da diabetes , já que possui baixo índice glicêmico e auxilia no processo de emagrecimento e combate à obesidade, porque é digerida de forma mais lenta e proporciona maior sensação de saciedade. Confira outros benefícios da batata-doce:
• Possui ação antioxidante, desintoxicante e anti-inflamatória
• Tem cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio do que a batata-inglesa
• Fornece energia para praticantes de atividades físicas (deve ser consumida 2 horas antes do treino)
• Retarda o processo de envelhecimento e melhora a pele
• Regula o sistema nervoso, acelera a produção de hemoglobina e aumenta a produção de anticorpos
Aprenda a variar no preparo da batata doce
Batata-doce com frango
- 1 filé de frango
- 2 batatas-doces
- Vinho branco
- Louro
- Limão
- Orégano
Modo de preparo
Temperar o frango com o vinho, louro, limão e orégano. Assar as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por 30 minutos. Grelhar o filé de frango. Acompanhar com uma salada de repolho roxo, pimentão, tomate e rúcula, temperando com azeite e vinagre.
Purê de batata-doce
Ingredientes
- 500g de batatas-doces cozidas, descascadas ainda quentes
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher (sobremesa) de canela
- 2 colheres (chá) de manteiga
- Sal a gosto
Modo de preparo
Colocar numa tigela as batatas cortadas ainda quentes, o açúcar, a canela, a manteiga e o sal. Amassar bem. Depois só colocar na forma, cubra com marshmallow e leve para assar em forno quente por 15 minutos.
Batata doce assada
- 2 batatas-doces bem grandes
- 100g creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Folhas de rúcula
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Com um garfo faça vários furinhos na casca das batatas. Tempere-as com sal e pimenta e envolva-as em papel-alumínio. Leve-as ao forno 180º por cerca de uma hora até que estejam macias. Para fazer o sour cream, bata o creme com o limão até que chegue a um ponto antes do chantilly, espesso, porém, no ponto em que ainda escorra um pouco.
Tire as batatas do alumínio, faça um corte nas cascas e abra-as delicadamente. Espalhe o sour cream na cavidade de cada batata, cubra-o com algumas fatias de parma e algumas folhas de rúcula. Regue tudo com bastante azeite, sal e pimenta.