Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Água de coco: nutricionista desvenda mitos e verdades sobre a bebida
Guia Culinário 24/11/2021

Água de coco: nutricionista desvenda mitos e verdades sobre a bebida

A água de coco é conhecida como a bebida do verão! Bem refrescante e saborosa, é muito consumida em praias e até mesmo dentro de casa nos ambientes mais urbanos, principalmente em dias mais quentes. O alimento orgânico oferece um suco natural e sem conservantes que promove energia e hidratação para o organismo. Por isso, a Água de Coco Taeq é aquele produto que não pode faltar na geladeira durante a semana!

Nem todos conhecem os benefícios dessa bebida apesar da fama que possui. Então, nós conversamos com a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila para desvendar para que serve água de coco e quais são os mitos e verdades sobre o isotônico. Dá uma olhada nas colocações da especialista para encerrar as dúvidas sobre o assunto!

É mito que água de coco engorda

Água de coco engorda ou emagrece? Nenhum dos dois! Afinal, nenhum alimento leva o corpo a ganhar ou perder peso por si só. A nutricionista explica que 1 copo de 200 ml de água de coco fornece 38 calorias e equivale a 1 porção (fatia ou unidade) de fruta ao dia, o que não é um valor calórico elevado. “Ela só não deve ser livremente consumida por não deixar de ter calorias e de ter carboidrato (açúcar sob a forma de frutose)”, alerta Adriana.

É verdade que diabético pode tomar água de coco

Quem tem diabete pode tomar água de coco, sim! A nutricionista sugere apenas que o diabético não se exceda no consumo. A cada 200 ml da bebida, o suco natural tem 7.42 gramas de carboidrato sob a forma de frutose, que vira açúcar no sangue. A bebida pode ser usada como substituto de fruta no cardápio, por exemplo.

É mito que água de coco aumenta a pressão

O isotônico natural está liberado para hipertensos, mas com controle! Adriana diz que quem tem pressão alta pode tomar água de coco, porém a pessoa que tem o potássio elevado deve ter cuidado no seu consumo, sempre sob supervisão de nutricionista e/ou médico. A profissional apresenta que cada 200 ml de água de coco tem 210 mg de sódio e 500 mg de potássio. “O sódio é o mineral que pode aumentar a pressão arterial e o potássio é o mineral que protege os vasos sanguíneos, dando elasticidade aos mesmos”, esclarece.

É verdade que quem tem gastrite pode tomar água de coco

Sim, consumir água de coco é bom para gastrite! A especialista afirma que, desde que a pessoa particularmente não sinta nenhum tipo de desconforto, é permitido e indicado o consumo. Água de coco evita náusea, azia ou mal estar, além de não causar distensão (“estufamento”) do abdômen!

É mito que água de coco faz mal para os rins

Já ouviu que água de coco faz mal para os rins? Pois isso é mito! Adriana afirma que a água de coco auxilia no funcionamento dos rins evitando a formação de cálculos renais. Isso porque um dos principais benefícios da bebida está na hidratação que oferece para pele e corpo como um todo – desde que seja equilibrada com água filtrada para uma adequada hidratação, claro!

É verdade que beber água de coco é bom para dor de barriga

Beber água de coco é bom para dor de barriga, viu? A especialista conta que a bebida evita náusea, enjôo, mal estar, além de repor água e minerais que foram perdidos em abundância por conta de diarreia, vômito e pela consequente desidratação. É ótima também para resgatar os nutrientes perdidos no suor e na urina durante a prática de atividade física devido à transpiração excessiva.

Agora você já sabe que investir em água de coco é bom para saúde, né? Conheça as diferentes opções de produtos da Taeq e aproveite o melhor que a bebida tem a oferecer!