Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação da gestante: 6 nutrientes que não podem faltar na dieta das grávidas
Guia Culinário 12/03/2019

Alimentação da gestante: 6 nutrientes que não podem faltar na dieta das grávidas

Além de evitar alguns alimentos que podem ser prejudiciais à gravidez, as gestantes também devem buscar uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes fundamentais. Afinal, existe um bebê em formação que precisa receber todas as substâncias necessárias para o seu crescimento. Para saber quais são os que não podem faltar de jeito nenhum no cardápio das grávidas, nó conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que é especializada na alimentação de gestantes. Confira!

Dieta equilibrada é um dos pontos mais importantes

De acordo com a nutricionista, manter um cardápio bem rico, diverso e equilibrado é o que faz a diferença durante a gravidez: “O mais importante é que a alimentação seja equilibrada, de acordo com o nível de atividades de cada mulher. Alguns alimentos realmente se destacam nesse período, como frutas, legumes, cereais e carnes magras”, comenta Luciana Novaes.

Ferro é importante para evitar a anemia

Dentre as substâncias mais importantes para o período da gestação, o ferro talvez seja a que mais se destaca: “O ferro é um dos mais importantes para esse momento da vida. A gestante aumenta o volume sanguíneo para dar conta dela e do bebê, e a anemia é um dos maiores problemas na gestação. Por isso o acompanhamento no pré-natal também é tão importante”, conta a profissional.

Além disso, vale lembrar que algumas substâncias favorecem a absorção de outras. Segundo a nutricionista Luciana Novaes, a vitamina C é fundamental para a absorção do ferro no nosso organismo: “Durante esse período, a gestante precisa ter um consumo regular de carnes e vegetais verde-escuros. Sendo que, para melhorar a capacidade do organismo de absorver esse mineral, é interessante consumir esses alimentos acompanhados de outros que sejam ricos em vitamina C, como frutas cítricas”, esclarece a nutricionista.

Cálcio auxilia no desenvolvimento da estrutura óssea

Para garantir uma gravidez saudável, a nutricionista também destaca que o cálcio não pode faltar de jeito nenhum. Isso porque ele é fundamental para a saúde tanto da mãe quanto do bebê – pois auxilia na formação da estrutura óssea do feto. “O cálcio vem logo depois do ferro em termos de preocupação para as gestantes. Para esse período, é necessária uma quantidade aproximada de 1,2 L de leite por dia para o fornecimento do cálcio. Essa quantidade pode ser obtida colocando não apenas o leite, mas os outros laticínios, como iogurtes e queijos. Para veganas, a quantidade pode ser obtida com sementes de abóbora, gergelim e outras sementes e bebidas vegetais suplementadas com cálcio“, explica Luciana.

Vitamina C fortalece o sistema imunológico

Além de contribuir para a absorção do ferro, a vitamina C tem outras propriedades que são muito benéficas para o período da gestação – em especial a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, impedindo o surgimento de gripes, resfriados e outras doenças. “A vitamina C também melhora a imunidade e mantém a gestante e o bebê mais protegidos. Por isso, é importante a presença de frutas como laranja, acerola, limão, maracujá e abacaxi, que podem ser consumidos na hora de lanches ou como sobremesa”, completa.

Vitamina A faz bem para a visão da mãe e do bebê

A nutricionista Luciana Novaes também destaca a importância da vitamina A para a saúde da mãe e do bebê, uma vez que ajuda na saúde dos olhos e no bom desenvolvimento do feto. “Nesse período, a vitamina A também é extremamente importante, pois é responsável por melhorar o desenvolvimento dos órgãos, como a pele, e também estimula o adequado desenvolvimento da visão. Além disso, também preserva a visão da mãe. Ela pode ser encontrada em miúdos como o fígado, ovos e vegetais de cor alaranjada, como a cenoura, manga e abóbora”, explica.

Ácido fólico é fundamental para a formação do bebê

De acordo com a nutricionista, o ácido fólico também está nessa lista de nutrientes fundamentais para a gravidez: “O ácido fólico, vitamina do complexo B encontrada em vegetais verde-escuros, é importante no início de formação do bebê, para o correto desenvolvimento do tubo neural. O lado bom é que, como essa substância é tão importante para a criança, os médicos já prescrevem sua utilização por meio de comprimidos desde o planejamento da gravidez”, comenta a profissional.

Luciana lembrou que o ácido fólico está presente em diversos alimentos, o que facilita a ingestão dessa substância no dia a dia: “Existem vários alimentos que possuem o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, como alguns folhosos, feijões, lentilhas, carnes, arroz, pão integral, entre outros”, completa.

Ômega 3 auxilia no desenvolvimento cerebral do feto

Muita gente não sabe, mas o ômega 3 também é um nutriente fundamental para o período da gestação – pois está diretamente ligado à saúde do cérebro humano. Por conta disso, a nutricionista também destacou a importância de manter uma dieta com alimentos ricos nessa substância: “O ômega 3 possui uma gordura chamada DHA, que está presente na membrana cerebral e auxilia no crescimento e desenvolvimento cerebral do bebê. Alguns estudos, inclusive, mostram que o ômega 3 pode propiciar um aumento na capacidade intelectual da criança. Ele pode ser conseguido através de alguns peixes, como a sardinha e o salmão, a linhaça e algumas oleaginosas”, finaliza a profissional.