Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação funcional: saiba mais e conheça exemplos de alimentos
Guia Culinário 07/02/2018

Alimentação funcional: saiba mais e conheça exemplos de alimentos

Se você é antenado nas tendências de alimentação e saúde, provavelmente já ouviu falar sobre os alimentos funcionais. Mas você sabe quais são e como funcionam esses alimentos? Para ser considerado funcional, não basta que o alimento seja gostoso e nutritivo, ele precisa trazer benefícios específicos para a saúde na prevenção ou tratamento de doenças. Ou seja, uma fruta ou vegetal pode ser saudável e não ser considerado funcional se não ajudar a evitar ou minimizar os efeitos de alguma doença. Alguns dos nutrientes mais comuns entre os alimentos funcionais são os flavonoides, ácidos graxos como o ômega 3, fibras, probióticos e licopeno – mas muitas outras substâncias atuam no combate a diferentes doenças. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto e conhecer alguns alimentos que você pode incluir no seu dia a dia para ter uma dieta funcional, confira.

Alimentos funcionais e seu efeito no nosso organismo

1 – Maçã, uva (com casca) e vinho tinto: auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e de coágulos e inflamações. Também contém catequinas – assim como o chá verde, cerejas, amoras e framboesas – que previnem alguns tipos de câncer, controlam o colesterol e fortalecem o sistema imunológico.

2 – Soja e derivados: ricos em isoflavonas, minimizam os efeitos da menopausa em mulheres, previnem alguns tipos de câncer e reduzem os níveis de colesterol. A presença de flavonoides também tem ação antioxidante, anti-inflamatória e vasodilatadora, e as fibras auxiliam no funcionamento gastrointestinal.

3 – Folhas verdes: contém antioxidantes que evitam a degeneração muscular e o envelhecimento precoce. As verduras verde escuras também são ricas em ferro e combatem a anemia.

4 – Oleaginosas: são ricas em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e estimula o sistema imunológico, além de ser importante no desenvolvimento cerebral. Algumas oleaginosas, como nozes e amêndoas, também contém ácido a-linolênico, anti-inflamatórios e fortalecedores da imunidade.

5 – Leites fermentados e iogurtes: contém probióticos como as bífido bactérias e os lactobacilos, que auxiliam o sistema gastrointestinal, evitando a ocorrência de constipação e câncer de cólon.

6 – Tomate, goiaba, pimentão vermelho e melancia: ricos em licopeno, um antioxidante que também atua na redução dos níveis de colesterol e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Também é importante lembrar que, além de incluir alimentos saudáveis e funcionais na sua alimentação, é importante evitar os que fazem mal para a saúde – como doces e gorduras saturadas em excesso e bebidas alcoólicas. Um dos segredos para uma vida saudável é a alimentação balanceada.