Batata yacon: como preparar esse alimento que ajuda a controlar a diabetes
Você provavelmente sabe que existem diversos tipos de batata, mas será que já ouviu falar da batata yacon? Ela nada tem a ver com a inglesa, com a doce ou com a baroa, mas nem por isso seu consumo é menos vantajoso para a saúde, pelo contrário. Ela reduz o risco de contrair doenças cardiovasculares, já que é rica em potássio, é fonte de fibras e seu consumo ainda é indicado para quem possui diabetes. Conheça os seus benefícios e saiba qual é a melhor forma de prepará-la:
Batata yacon é indicada para quem tem diabetes
Embora muitas vezes seja chamada de “a batata que cura a diabetes”, é bom lembrar que não há uma forma de deixar de possuir essa doença crônica, mas é possível sim viver com ela de forma saudável. E a batata yacon pode ajudar nesse processo. Isso porque ela permite o controle da glicemia por pessoas que possuem diabetes do tipo 2, que é aquela em que o corpo não produz ou quase não produz insulina. A grande questão é que o alimento contém um nutriente que gera picos do hormônio no corpo, sendo portanto muito indicado a pessoas que não conseguem excretá-lo pelo pâncreas.
É um ótimo low carb
Outra vantagem da batata yacon é que ela pode ser incluída no cardápio de pessoas que adotaram a dieta low carb, que é aquela na qual há a contagem de calorias nos alimentos consumidos. Para se ter uma ideia, em uma mesma porção de batatas a yacon possui quase metade das calorias presentes na inglesa. Pois é, além de ser ótima para a saúde ainda é uma aliada das dietas de emagrecimento.
Possui boa quantidade de fibras
Para quem está querendo perder peso há mais um motivo para apostar na batata yacon na dieta: ela é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade, impedindo que a pessoa consuma mais do que o necessário e acabe engordando por causa disso. Além disso, as fibras também ajudam o intestino a funcionar bem, evitando problemas como a constipação e consequentemente o inchaço na barriga.
É boa para o coração
Além de ser um alimento rico em potássio, o que por si só é bom para o sistema circulatório, a batata yacon é boa para o coração por ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue. Portanto, seu consumo ajuda a evitar doenças cardiovasculares de uma maneira geral, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o infarto.
Batata yacon: como fazer
Por não ser muito comum, muita gente pode ficar meio confusa em relação ao seu preparo. Em primeiro lugar é bom lembrar que assim como a batata-doce e a inglesa não possuem o mesmo sabor, a batata yacon também tem um gosto muito característico. De uma forma geral ela é mais adocicada, lembrando muitas vezes o sabor da pera. Portanto, não adianta simplesmente colocar na frigideira e achar que no final terá uma batata frita igual, porque isso não vai ocorrer.
Ao mesmo tempo, ela pode sim entrar como substituta em diversas receitas. Afinal, se é possível trocar o açúcar refinado pelo açúcar mascavo, o mesmo se aplica às batatas. O sabor é distinto, mas nada que o hábito não a torne um excelente substituto à batata inglesa. De qualquer maneira, a melhor forma de aproveitar os seus benefícios é consumindo-a crua. Acredite, não é tão estranho assim, já que ela seu gosto é semelhante ao de uma fruta. Ela também pode ser utilizada no preparo de sucos, sopas e doces, como bolos. Pois é, não importa se a receita é salgada ou não, pois a batata yacon é um ingrediente versátil que pode ser usado em diversos pratos.