Benefícios da mandioca: como esse alimento pode melhorar a sua saúde
Mandioca, aipim ou macaxeira: não importa como você o chama, este vegetal versátil no nome e nos tipos de preparo é saboroso traz muitas vantagens para o organismo. Os benefícios da mandioca vão do aumento de energia para o dia a dia e para a prática de exercícios ao controle da glicose – mesmo que ela tenha fama de ser um carboidrato que deve ser evitado em algumas dietas. Quer saber mais sobre as vantagens de incluir o aipim na sua rotina alimentar com mais frequência? Continue lendo!
1) Benefícios da mandioca: controle da glicose mesmo sendo um carboidrato
Por ser da “mesma família” que a batata inglesa, há quem acredite que o aipim é um carboidrato que se metaboliza da mesma forma no organismo. Porém, sua composição é diferente. A mandioca conta com amido resistente, de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que a digestão dele é mais lenta e libera o açúcar gradualmente no organismo. Ou seja: ela não gera picos de glicose, mantendo os níveis da substância sempre sob controle – resultado parecido com o da batata doce orgânica Taeq . Ainda assim, o consumo por quem é diabético ou precisa monitorar a ingestão de açúcar com mais afinco deve ser acompanhado por um profissional.
2) A mandioca é uma ótima fonte de energia para a prática de exercícios
Justamente por causa da digestão com liberação de açúcar gradual no organismo, o aipim é um vegetal que fornece energia para o organismo por mais tempo. Sendo assim, um ótimo momento para consumí-lo é antes do treino – principalmente se você pratica exercícios de alta intensidade. Além de ser fonte de energia, a mandioca também tem minerais que ajudam aliviar o cansaço e a fadiga, garantindo um desempenho melhor durante as atividades e ajudando na recuperação.
3) O aipim também melhora a saúde cardiovascular
A grande quantidade de fibras em sua composição é um dos benefícios da mandioca. Na prática, elas ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo organismo e isto diminui os níveis de colesterol ruim no sangue. A longo prazo, o vegetal pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Além disso, ele também atua no controle da pressão alta, já que conta com minerais que relaxam as artérias, facilitando a circulação sanguínea.
4) Macaxeira é uma aliada da melhora saúde dos olhos
Entre seus componentes, a mandioca também conta com a vitamina A. Esta substância é importante para a saúde ocular porque é responsável por manter a clareza das córneas e a lubrificação dos olhos. Se alimentos ricos em vitamina A – como o brócolis Taeq – forem consumidos regularmente, o nutriente pode evitar o desenvolvimento de doenças como a cegueira noturna e a catarata.
5) As fibras da mandioca auxiliam na digestão e auxiliam na perda de peso
Além de atuar na saúde cardiovascular, as fibras do aipim também garantem outros benefícios para o organismo. Elas facilitam a digestão porque equilibram a flora intestinal e facilitam o transporte dos alimentos pelos órgãos digestivos. Por isso, também auxiliam na prevenção de doenças como a gastrite e, também, a azia. Além disso, as fibras e o amido de digestão gradual garantem a sensação de saciedade depois das refeições e por mais tempo. Assim, a mandioca ajuda no processo de perda de peso.