Castanha-do-pará: veja 6 razões para investir nela em sua alimentação saudável
Quando você “belisca” uma castanha-do-pará, seja em um lanche ou um simples petisco, será que já parou para pensar nos benefícios que esse pequeno ingrediente pode trazer para sua saúde? Dentre a lista de alimentos saudáveis indicados para um cardápio semanal, a notável fruta oleaginosa apresenta um quadro nutricional poderoso para o nosso consumo. Descubra 6 vantagens de incluir as castanhas-do-pará em nossa alimentação.
Também conhecida como castanha do Brasil, esse alimento é fruto da árvore típica da Amazônia, chamada de “Bertholletia”. Com um valor nutricional grandioso, as castanhas são alimentos ricos em fibras, que ajudam a facilitar o trânsito intestinal, favorecem a digestão e também previnem a prisão de ventre. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, a castanha-do-pará também se destaca pelo alto nível de selênio em sua composição (500 mcg em apenas uma castanha), responsável por grande parte dos seus benefícios. Veja a lista de vantagens que a profissional separou:
Por que a castanha-do-pará faz bem para a saúde?
1 – Favorece a perda de peso: De acordo com Carolina, as gorduras insaturadas presentes na oleaginosa são as responsáveis pela diminuição das medidas: “Elas lentificam o esvaziamento gástrico dando uma maior sensação de saciedade”, completa a nutricionista.
2 – Previne o câncer: Devido à presença do selênio, mineral fonte de agentes antioxidantes, o consumo de castanha-do-pará pode evitar o desenvolvimento das células cancerígenas, fortalecendo as reações do nosso sistema imunológico. “O selênio auxilia a enzima do sistema de defesa produzida pelo nosso organismo, a glutationa peroxidase, a desenvolver suas funções corretamente”, analisa Carolina Xavier.
3 – Melhora a saúde óssea e muscular: Fonte de fósforo e magnésio, as castanhas se tornam responsáveis por melhorar a fixação de cálcio nos ossos, garantindo assim o bem-estar e prevenindo a osteoporose.
4 – Protege o sistema nervoso central: O mineral selênio também é responsável por melhorar a saúde cerebral, prevenir a disfunção cognitiva, garantindo a saúde dos neurônios e impedindo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer e outras complicações.
5 – Proporciona um coração saudável: O consumo das castanhas-do-pará diariamente está relacionado à redução da pressão arterial e dos triglicerídeos, além de controlar o colesterol “ruim”, o LDL, melhorando assim a saúde cardiovascular.
6 – Combate o hipotireoidismo: O selênio é o nutriente que protege a glândula da tireoide. O hipotireoidismo é a produção baixa de hormônios da tireoide, acarretando assim a depressão, cansaço, fadiga, prisão de ventre, ganho de peso e outras complicações que geram mal-estar.
Como consumir castanhas em uma alimentação saudável?
Esse alimento pode ser consumido em sua forma natural, em pequenas porções, como lanche da tarde ou até mesmo acompanhando sobremesas. Além disso, podem ser utilizadas em receitas de pães, bolos e tortas ou aproveitadas para compor uma deliciosa salada de vegetais.
As castanhas-do-pará podem ainda ser encontradas em um “mix” de oleaginosas, junto às nozes, amêndoas e macadâmia, que aumentam ainda mais o valor nutricional do lanche e garantem uma alimentação saudável no dia a dia.