Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 15/03/2021

Como fazer gemada e as vantagens nutritivas dessa receita

Você sabia que a gemada (receita feita à base de gema, leite e açúcar) pode ser benéfica para a saúde? Além de fornecer nutrientes importantes, essa bebida é fácil de preparar e pode ser incrementada com diferentes especiarias – cravo, canela, noz-moscada, creme de leite, mel ou chocolate em pó, por exemplo. Aqui, nós separamos uma receita de gemada simples (com poucos ingredientes) e citamos seus principais benefícios. Vale a pena conferir!

Como fazer gemada?

Feita basicamente com leite fervido, gema de ovo e açúcar batidos, a gemada é uma bebida quente, nutritiva e bem saborosa – ótima para tomar nos dias mais frios. Para incrementar a receita, uma boa dica é apostar em ingredientes termogênicos e saudáveis, tais como a canela e a noz-moscada (ricas em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias). Além disso, para compor uma gemada mais nutritiva, você pode usar um tipo de açúcar mais natural, como o demerara, no lugar do refinado. Confira o passo a passo que separamos:

Ingredientes

– 250 ml de leite fervido

– 1 gema

– 1 ½ colher de sopa de açúcar demerara

– ¼ de colher de chá de noz-moscada ralada

– Canela em pó a gosto

Para preparar, coloque a gema e o açúcar em um recipiente e, então, use um garfo para bater bem – até que a mistura fique cremosa e homogênea. Em seguida, adicione a noz-moscada, um pouco de canela e mexa novamente. Por fim, acrescente o leite fervido aos poucos e siga misturando, para que a bebida fique bem homogênea. Por fim, adicione mais canela em pó a gosto, se desejar, e prontinho!

Quais os benefícios da gemada?

Por conter leite em seu preparo, a gemada fornece diversos sais minerais importantes, como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio – importantes para a saúde dos ossos e músculos. Além disso, essa receita é fonte de vitaminas A, D, ácidos graxos e compostos antioxidantes (presentes na gema) que fazem bem para a saúde do coração, do cérebro e fortalecem a imunidade. Ao utilizar ingredientes como cravo e canela no preparo, a bebida também se torna um tipo de termogênico natural – isto é, ajuda a acelerar o metabolismo.

Vale destacar, no entanto, que essa bebida não deve ser consumida com muita frequência, pois é bastante calórica – o que pode ser prejudicial para quem precisa perder peso e pratica exercícios regularmente, por exemplo. Outra dica interessante para que o preparo da bebida seja mais seguro é utilizar ovos pasteurizados na receita – assim, é possível reduzir as chances de contaminação por salmonella (um tipo de bactéria que pode causar intoxicação).