Conheça as diferenças e benefícios do mamão papaia e do formosa
Quando falamos em mamão nos referimos a uma fruta poderosa que traz diversos benefícios para a saúde. Inclusive, é um produto que em muitos países custa um dinheiro considerável, mas que mesmo assim é pago pelos estrangeiros devido ao seu sabor adocicado e vantagens que ele traz para o organismo. Aqui no Brasil ele pode ser comprado por um baixo valor, o que permitiu que seu consumo tenha se tornado comum nos mais diversos cantos do país. E embora o papaia, ou papaya, seja o mais popular, a espécie conhecida como formosa também possui muitos adeptos. Mas afinal, qual escolher?
As diferenças entre o mamão papaia e o mamão formosa
De uma forma geral o valor nutricional dessas duas frutas é mesmo, embora existam sim algumas diferenças. Em primeiro lugar o mamão formosa é maior, o que significa que você não tem o hábito de comer tudo de uma vez ele pode acabar estragando. Já se você ama a fruta esse pode ser apenas mais um motivo de optar por ele em relação ao papaia.
Além disso, o formosa possui uma cor mais esmaecida, o que mostra que ele tem uma quantidade menor de licopeno. Mas o que isso significa? Bem, essa é uma substância responsável por dar uma cor avermelhada a alguns alimentos, como é o caso da melancia e do tomate. O seu maior benefício é ser um poderoso antioxidante, o que significa que combate o excesso de radicais livres no corpo. Essas moléculas, quando aparecem em grande quantidade no organismo, levam à oxidação das células, o que por sua vez pode gerar tanto o envelhecimento precoce quanto auxiliar o desenvolvimento do câncer.
O mamão papaia também possui uma quantidade maior de fibras que o formosa. Isso significa que além de regular o trato intestinal, evitando problemas como a constipação, também dá aquela sensação de saciedade que evita que as pessoas consumam mais que o necessário para o corpo ficar bem. Por fim, ambas as espécies são muito indicadas para quem é adepto da dieta low carb, já que possuem poucas calorias. Mas na hora decidir qual consumir dessa vez quem leva vantagem é o formosa, com um número de kcal inferior ao do papaia.
Outros benefícios do mamão
Mesmo se tratando de duas espécies distintas, a maior parte de seus benefícios é compartilhada. Por exemplo, a fruta de uma forma geral é rica em vitaminas A e C. A primeira é muito boa para a saúde dos olhos e colabora para a firmeza do cabelo e da pele. Já a segunda, além ter um forte fator antioxidante, que também deixa o sistema imunológico mais forte, ajuda na absorção de ferro pelo organismo, e consequentemente permite que o metabolismo fique mais acelerado. Não é à toa que ela é muito indicada para quem faz exercícios físicos e quer perder peso mais rápido.
Mas além de auxiliar quem está tentando emagrecer, o mamão também ajuda a normalizar as taxas de colesterol no organismo. Isso ocorre porque ele possui pectina, polissacarídeo que reduz a absorção de gorduras. Por fim, embora muita gente acabe jogando fora as sementes do mamão é bom destacar que elas também são muito benéficas para a saúde. Além de evitar o desperdício de alimentos, elas são muito indicadas para quem sofre com prisão de ventre, já que possuem um efeito laxativo.