Dia da Natação: 6 motivos para o seu filho começar a nadar já!
Sabia que o Dia da Natação é comemorado em todo 8 de abril? No Brasil, essa data é destinada justamente para enaltecer esse esporte que é tão completo. Afinal, são muitos os benefícios que a natação traz para o corpo: melhora o condicionamento físico, mental e até mesmo o sistema respiratório. Para as crianças, os benefícios podem ser ainda maiores. Aqui, nós listamos 6 motivos para colocar o seu filho agora mesmo na aula de natação. Dá uma conferida!
1. Natação é dinâmica e ajuda a desenvolver o físico da criança
Incentivar as crianças a praticarem exercícios físicos é muito importante, principalmente quando é algo bem dinâmico, interativo e divertido. A natação infantil promove justamente isso: atividades recreativas e brincadeiras diversas, envolvendo bolas, petecas, brinquedos e o clássico jogo da “caça aos objetos no fundo da piscina”. Por isso, esse é um dos esportes favoritos dos pequenos!
Com a prática desses esporte, a criança também aprende desde cedo os diferentes estilos da natação: crawl, borboleta, peito, costas e diversos outros. Vale destacar que saber nadar é algo importante para a segurança e sobrevivência. Além disso, a prática também evita o famoso “medo de água”, que algumas pessoas que não fazem natação podem desenvolver.
Mas a melhor parte desse esporte, sem dúvidas, é o fato de ele ser bem completo, pois trabalha todas as partes do corpo. Ou seja, as crianças ficam mais dispostas, saudáveis e com um bom condicionamento físico. Além disso, a natação também é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora, traz resistência, agilidade e força para os músculos.
2. Melhora o sistema respiratório
Outro grande benefício da natação é que ela melhora significativamente o sistema respiratório. Afinal, durante as aulas as crianças fazem vários exercícios de respiração, fora que também trabalham a resistência pulmonar por conta do tempo que ficam embaixo d’água. Por isso, a natação também é um dos esportes mais indicados para quem sofre com problemas respiratórios (como a asma), além de também fortalecer o sistema imunológico como todo.
3. Esporte também estimula a interação com outras crianças
No período da infância, também é muito importante que as crianças tenham mais experiências de socialização. Aliás, esse é um dos principais benefícios do esporte: faz com que as crianças interajam mais, brinquem e façam amizades entre si. A natação infantil, como já citamos, promove várias brincadeiras e atividades em conjunto que são ótimas para isso.
4. Natação ensina valores de disciplina e determinação
Sabia que a natação também ensina valores importantes para o desenvolvimento das crianças? O esporte ensina a importância de ter disciplina e persistência para finalizar os exercícios. Além disso, durante as brincadeiras e atividades, os pequenos também aprendem a ter paciência e a trabalhar em grupo.
5. Ajuda a combater problemas como irritabilidade e hiperatividade
Outro ponto positivo da natação é que ela ajuda a relaxar mais a mente, afastando possíveis sintomas de irritabilidade. Além disso, caso a criança seja hiperativa ou muito agitada no dia a dia, o esporte acaba ajudando muito, pois faz com que a criança gaste bastante energia. Com a prática frequente da natação, os pequenos tendem a ficar mais calmos e focados – uma vez que o esporte também estimula a concentração.
6. Combate a obesidade infantil
Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância da natação para o combate da obesidade infantil. Esse é um dos esportes mais indicados para o período da infância, pois é um dos mais completos que existem. Além disso, ele não sobrecarrega o corpo (apenas fortalece) e também não gera lesões, como no caso dos esportes de mais contato (futebol e basquete, por exemplo). Esse é um dos muitos motivos para inscrever o seu filho na natação!