Feijão: Veja como podemos deixa-lo ainda mais saudável em nossa alimentação
O “Manual da Alimentação Saudável” da Organização Mundial de Saúde diz: “Coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana”. Um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, essa leguminosa, tão poderosa nutricionalmente, também pode ganhar versões mais saudáveis para as refeições do dia a dia. Saiba como!
Tanto faz se é o tradicional preto, branco, mulatinho ou carioquinha. Qualquer tipo de feijão pode ganhar versão ainda mais saudável daquelas que nos habituamos a comer diariamente, principalmente em companhia do arroz ou em feijoadas de finais de semanas. O coordenador de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes, explica, no site oficial do portal do governo, como podemos preparar esse alimento de forma que traga mais benefícios à nossa vida:
“Primeiro ponto, reduzir a quantidade de óleo e sal que se adiciona, inclusive, de outras fontes de sal é importante porque muitas vezes é costume adicionar carne salgada; e outro ponto é, justamente, aproveitar da variedade de outros temperos que podem, inclusive, substituir muito o próprio papel do sal em relação à questão de dar sabor ao alimento que no feijão a variedade é ainda maior porque se usa desde cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro, então vários outros”, destacou o coordenador.
Feijão está no Guia Alimentar do Brasil
A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre as propriedades do feijão e de outros alimentos que compõem a base da alimentação dos brasileiros, acesse o Guia Alimentar 2014. O endereço é: www.saude.gov.br/nutricao . Eduardo Fernandes enaltece os poderes nutricionais do alimento:
“Tem muita fibra, vitaminas do complexo B, minerais, são fontes de ferro, zinco, cálcio e é importante nessa característica do feijão que ele tendo alto teor de fibras e moderado de calorias ele também tem a característica também de conferir uma saciedade maior, então evita que a pessoa coma mais do que o necessário. Isso é importante porque dentro da própria dieta tradicional brasileira o feijão tem um destaque no par com o arroz e feijão que é, inclusive um prato que traz uma quantidade equilibrada de calorias, proteínas e outros nutrientes já como base da alimentação”, finalizou.