Leite desnatado ou semidesnatado? Qual escolher? Entenda as diferenças
Com ou sem nata, qual é o seu leite preferido? Se para uns, a gordura é essencial para dar sabor e consistência à bebida, para outros, quanto menos calórico for o produto, melhor é o seu consumo para a saúde. Por isso, as opções de leites aumentam a cada dia e as versões “lights” – desnatado, semidesnatado, vegetais e sem lactose – ganham destaque em substituição ao tradicional leite integral.
A nata é a parte gordurosa do leite não-pasteurizado que se acumula à superfície do líquido em repouso. Com ela, diversos laticínios são feitos, como a manteiga e o creme de leite, por exemplo. Os tipos de leites desnatados e semidesnatados se diferem dos integrais justamente por essa quantidade menor de gordura em suas composições, sendo menos calóricos e mais saudáveis.
“Os leites semidesnatados e desnatados diferem na quantidade de gordura, de vitaminas lipossolúveis (A, D e E) e em valores calóricos. Em relação a equilíbrio alimentar, o semidesnatado tem algumas vantagens por possuir as vitaminas A, D e E e apresentar sabor mais próximo ao leite integral, com menos gorduras. Porém, o mais indicado depende das necessidades individuais de cada pessoa”, explica a nutricionista clínica Patrícia Bertoni Brotherhood.
Quais são as principais características dos leites semidesnatados e desnatados?
– Leite semidesnatado: Essa versão é a que mais se aproxima à composição integral, preservando o sabor da gordura do leite. Por causa disso, ele é uma opção saudável para também ser usado no preparo de receitas feitas à base de leite, como bolos, massas, iogurtes e bebidas lácteas.
Em relação aos seus valores nutricionais, o leite semidesnatado possui uma quantidade maior de vitaminas A, D e E, se comparado ao leite desnatado. Todos essas substâncias são fundamentais para garantir uma boa saúde da pele e dos olhos, fortalecer a saúde do coração, aumentar a absorção de cálcio no organismo e ajudar a acelerar o metabolismo.
– Leite desnatado: É a versão mais indicada para quem precisa perder peso e diminuir a ingestão de gordura na alimentação, já que possui poucas calorias, no máximo 0,5% de gordura. Mesmo assim, ele preserva boas quantidades de proteínas, cálcio e carboidratos encontrados em todas as versões da bebida.
Restrições à lactose: Saiba os cuidados necessários com o consumo de leite
As pessoas que são alérgicas ao leite ou intolerantes à lactose devem evitar ambas versões da bebida, podendo optar pelos leites de origens vegetais – como os de amêndoas, aveia, arroz e soja – que são livres dessa substância e também acrescentam nutrientes à alimentação. Já a ingestão de cálcio deve ser substituída por outros alimentos, pois a quantidade recomendada para um adulto saudável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 1.300 mg/dia.