Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é a Hora do Planeta e como participar desse movimento
Guia Culinário 27/03/2020

O que é a Hora do Planeta e como participar desse movimento

Criada em 2007, a Hora do Planeta é um movimento que visa mobilizar a sociedade contra o aquecimento global. Durante 60 minutos, em todo último sábado de março, empresas e pessoas de todo o mundo são convidadas a apagar as luzes. Bonito, né? No ano de 2020, o movimento será realizado no sábado, dia 28 de março, de 20h30 às 21h30 do horário local de cada um. Quer participar? Nós fizemos uma matéria falando mais sobre esse movimento e outras medidas sustentáveis para tomar no dia a dia. Confira!

Como participar da Hora do Planeta?

Para contribuir com o movimento, a nossa sugestão é acompanhar o site da ONG WWF (World Wide Fund for Nature), que é responsável por organizar a Hora do Planeta. Você pode se inscrever em diferentes atividades (como palestras e caminhadas), assinar petições, fazer doações e, claro, se lembrar de desligar as luzes no horário combinado.

Para quem não sabe, esse movimento é considerado o maior evento ambiental do planeta e, desde a sua criação, recebe o apoio de diversas empresas, organizações e prefeituras. Para participar mais ativamente, você deve fazer cadastro no site e ficar por dentro de todas as atividades. Vale super a pena!

Que tal adotar outros hábitos sustentáveis?

Além de participar da Hora do Planeta a cada ano, você também pode adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia, como evitar desperdícios, fazer reciclagem, usar menos sacolas plásticas (dando preferência às ecobags), dentre outras atitudes. Dá uma olhada em algumas sugestões:

Aproveite melhor os alimentos e evite desperdícios

Para ajudar o planeta, um bom começo é passar a ter mais controle sobre o seu próprio consumo. Quando for ao mercado, tenha controle sobre a quantidade de alimentos comprados – assim, você não corre o risco de exagerar e deixar as coisas estragarem. Além disso, tente aproveitar ao máximo os alimentos. Ou seja, além de usar as polpas, aproveite também as cascas e os talos de frutas, legumes e verduras. Assim, você prepara receitas saborosas e mais nutritivas – fica a dica!

Não exagere no consumo de carne

Exagerar no consumo de carne é danoso tanto para a saúde quanto para o planeta, sabia? Para quem não sabe, a pecuária consome grande parte da água potável disponível no mundo. Por isso, é muito importante consumir carnes (vermelha, frango, peixe etc.) de forma equilibrada e consciente.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário deve ser regrado: homens devem comer 70 g e mulheres 55 g de carne (o que consiste em um bife pequeno e magro). Seguindo essa recomendação, já será uma grande ajuda para o meio ambiente.

Siga a lógica dos três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Para realizar mudanças efetivas no dia a dia, outra sugestão é seguir os três R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ou seja, procure sempre diminuir o consumo (de alimentos, roupas, sapatos e outros itens), tente reaproveitar potes, garrafas, copos (para fazer enfeites ou guardar diferentes alimentos) e, claro, participe do processo de reciclagem – basta separar corretamente o lixo. Ao adotar essas medidas, você contribui bastante para o bem-estar do planeta!