Semente de chia: o que é, para que serve, benefícios e como usar
Você sabe para que serve a chia? Rica em fibras e outros nutrientes, a semente que está ganhando a atenção de quem busca uma alimentação saudável traz benefícios para a saúde do coração, do intestino, dos ossos e músculos.
Para completar, ela ainda é versátil: pode ser consumida como acompanhamento e até dar um toque extra em receitas de pães e bolos. Quer saber mais sobre o que a semente de chia pode trazer de melhoria para o seu corpo? A seguir, confira 12 motivos para você incluir a chia na sua alimentação hoje mesmo!
O que é chia e para que serve?
A semente de chia é um alimento rico nutricionalmente e deve ser consumido com regularidade, principalmente se você quer manter o organismo livre de toxinas! Ela é uma ótima fonte de fibras, proteínas e minerais, como:
- cálcio;
- ferro;
- magnésio;
- potássio;
- zinco.
Juntos, esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico e estimulam o melhor funcionamento do fluxo intestinal. Os grãos também possuem vitaminas do complexo B, que ajudam a promover a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, além de dar energia e disposição para o corpo. Maravilhoso, né?
1. Auxilia no emagrecimento
Quando combinada a uma rotina de exercícios e à alimentação saudável, a chia pode ser uma aliada do emagrecimento. As fibras presentes no grão ajudam a promover saciedade prolongada – o que faz com que a fome demore mais tempo para aparecer novamente.
2. Ajuda a regular o intestino
Rica em fibras solúveis e insolúveis, a semente de chia estimula os movimentos do intestino e, assim, ajuda a prevenir a prisão de ventre.
3. Aumenta a imunidade
Por ser rica em nutrientes – como o manganês, potássio e fósforo -, a semente contribui para o fortalecimento da imunidade, se consumida diariamente.
4. Previne o diabetes
Por retardar a absorção de carboidratos no processo de digestão, a chia ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue. Por isso, é muito boa para ajudar a prevenir a doença, além de ser uma ótima opção para quem tem diabetes tipo 2.
5. Combate doenças do coração
Os ácidos graxos ômega-3, em especial o ácido alfa-linolênico, presentes no alimento ajudam a combater doenças cardíacas. Isso porque as propriedades da semente atuam diretamente na redução dos níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”) e triglicerídeos.
6. Possui propriedades antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres presentes no organismo – os quais são responsáveis por causar diversas doenças crônicas. Entre as propriedades antioxidantes dela, estão:
- ácido cafeico;
- ácido clorogênico;
- flavonoides;
- vitamina E.
7. Evita o envelhecimento precoce das células
Graças aos ácidos cafeico e clorogênico presentes em sua composição, o alimento auxilia a evitar o envelhecimento precoce das células.
8. Melhora a visão
Rica em vitamina A, a chia promove benefícios para a saúde dos olhos para quem consome a semente regularmente.
9. Promove a formação de massa magra
Além de ser uma fonte de proteína vegetal, a semente possui aminoácidos essenciais, que contribuem para a formação de massa magra – caso a alimentação seja equilibrada e aliada a atividades físicas.
10. Contribui para o fortalecimento muscular
A semente de chia traz outro nutriente fundamental para quem pratica exercícios físicos: o potássio. Esse mineral ajuda a prevenir dores musculares e até mesmo aliviar enxaquecas causadas pela tensão no músculo da cabeça.
11. Promove o fortalecimento dos ossos
O alimento também é rico em cálcio, um mineral essencial na formação e saúde dos ossos. Alguns estudos afirmam que uma porção dessa semente é capaz de fornecer mais de 20% da necessidade diária de cálcio. Por isso, é indicada para prevenir a osteoporose e outros quadros de fragilidade óssea.
12. Previne contra anemia
Outro mineral presente na semente é o ferro. Ele está diretamente relacionado ao sangue, uma vez que está envolvido na produção de glóbulos vermelhos e no transporte de oxigênio para todo o corpo.
A chia também contém boas quantidades de cobre, nutriente que estimula a absorção de ferro – ou seja, potencializa sua ação. Quem busca combater quadros de anemia não pode deixar de incluir esse alimento na alimentação!
Qual é a maneira correta de usar a chia?
Apesar de bem saudáveis, e com inúmeros benefícios para o organismo, os grãos não devem ser consumidos em excesso, pois podem ser bem calóricos quando ingeridos em grandes quantidades e sem restrições.
Quando consumida em abundância, por exemplo, pode provocar inchaço e dificultar a passagem de alimentos pelo estômago e por outros canais digestivos. Por isso, o indicado é usar uma colher de sopa por dia.
É verdade que a chia emagrece?
Ao contrário do que se afirma popularmente, a semente de chia não emagrece. Mas pode auxiliar no processo de perda de peso (com um cardápio controlado) devido à saciedade que o ingrediente oferece.
Quando ingeridos, os grãos absorvem parte da água presente no estômago e ganham uma textura semelhante à de um gel, fazendo com que o alimento inche levemente. Isso resulta na dilatação do órgão e no aumento do intervalo entre as refeições. Menos fome por mais tempo!
Acrescente esse alimento na sua alimentação
A chia é realmente completa, não é mesmo? Versátil, ela pode ser usada durante a semana, em diferentes momentos do dia, de maneira simples e prática. Por exemplo, dá para misturar os grãos com uma porção de iogurte natural ou mesmo aproveitá-los para incrementar sucos e vitaminas pela manhã ou no lanche da tarde. Além de ser usada no almoço e janta ao ser acrescentada em saladas.
Também é possível acrescentar o ingrediente ao preparo de massas de bolo, pães e da famosa tapioca. Durante as refeições principais, é possível ainda garantir o sabor das carnes ou dar um toque especial nas saladas verdes. O que vale mesmo é a criatividade! Portanto, use a abuse dela e aproveite para incluir a chia na sua dieta da melhor maneira possível!