Sopa de ervilha fria: aprenda a versão da receita que é perfeita para o verão
A sopa de ervilha é um preparo clássico do inverno, mas na versão fria combina perfeitamente com o verão. É um prato simples de preparar, mas que oferece muitos benefícios para o organismo. Considerada um superalimento, a ervilha promove uma boa digestão e fortalece o sistema imune. Além disso, a leguminosa também combate a anemia e controla a glicemia do sangue.
E a melhor notícia para quem gosta de poupar tempo na cozinha é que a receita fria é superprática e conta com ingredientes saudáveis e saborosos para o cardápio. O creme serve perfeitamente para um jantar rápido, leve e nutritivo. Se você está em busca de opções para comer em dias de calor, veja agora como fazer sopa de ervilha para servir bem geladinha.
1. Sopa de ervilha é fácil e leva poucos ingredientes
Antes de mais nada, é fundamental separar todos os ingredientes para agilizar o processo de preparo da sopa fria, ok? Você só vai precisar de: 300g de ervilhas congeladas Taeq, 500ml de caldo de legumes, ¼ de xícara de chá de hortelã, 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq; sal e pimenta-do-reino a gosto e talos de hortelã para decorar. A quantidade é ideal para 2 porções.
2. Receita de sopa de ervilha começa com cozimento da leguminosa
O primeiro passo é cozinhar a ervilha no caldo de legumes em fogo alto (você pode preparar o caldo em casa, uma opção bem mais saudável). Deixe os grãos na panela até o líquido ferver e desligue em seguida. Um detalhe é que para acertar na sopa, ervilha congelada ou fresca não tem muita diferença. O indispensável é que sejam cozidas para facilitar na hora de bater no liquidificador e acertar na consistência.
3. Como fazer sopa de ervilha: basta usar o liquidificador
O mais importante da receita de sopa de ervilha é focar na textura do creme. Após cozinhar as ervilhas, aguarde o caldo esfriar um pouco e aproveite para lavar e secar as folhas de hortelã. Você pode cortá-las com uma faca ou apenas rasgar as folhas com as mãos.
Quando o caldo estiver morno, transfira o conteúdo da panela para o liquidificador (ou processador) e acrescente a hortelã e os temperos a gosto. Caso ainda esteja subindo vapor, feche o copo do liquidificador e segure a tampa com a mão para evitar que abra. Bata até o creme ficar homogêneo e liso e transfira para um pote.
4. Sopa fria: guarde na geladeira até a hora de servir
Quando a sopa de ervilha estiver pronta, aguarde esfriar completamente em temperatura ambiente antes de levar ao refrigerador. Depois, deixe o preparo gelar por algumas horas na geladeira e sirva a sopa fria. Após higienizar os talos de hortelã, é só decorar o prato com a erva aromática e um fio de azeite para oferecer ainda mais sabor à receita. Já está pronto!
5. Incremente sua sopa de ervilha: receita pode incluir iogurte para encorpar creme
Caso queira dar uma textura ainda mais cremosa à sopa fria de ervilha, basta acrescentar 1 colher de sopa de iogurte natural Taeq ao preparo. Bata no liquidificador junto com o restante dos ingredientes para encorpar a sopa e garantir uma consistência bem cremosa. Usar gengibre picado bem pequeno também é uma boa opção.