3 motivos para usar molho de tomate caseiro em receitas saudáveis
Em vez de comprar o molho de tomate pronto, que tal fazer uma versão mais natural em casa para usar em receitas de carnes, ensopados e massas? O molho de tomate caseiro feito com os tomates orgânicos Taeq, por exemplo, é livre de agrotóxicos e tem um alto teor de nutrientes, sendo uma escolha muito mais saudável para o dia a dia. Aqui, nós explicamos as vantagens de preparar o seu próprio molho de tomate e separamos uma receita simples que fica deliciosa. Vale a pena conferir!
Molho de tomate caseiro é livre de corantes e componentes industrializados
Ao fazer um molho de tomate caseiro com ingredientes de qualidade, é possível cortar o consumo de compostos químicos presentes nas versões industrializadas – como conservantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos que, quando consumidos em excesso, fazem mal ao coração, podem ser tóxicos e até causar alergias. Vale lembrar que quanto mais natural for a sua alimentação, melhor será o funcionamento do seu organismo.
O molho de tomate feito com ingredientes orgânicos, em especial, é livre desses aditivos químicos e tende a ser até mesmo mais saboroso – afinal, é feito com tomates frescos e ainda pode ser incrementado com temperos naturais, como cebola, alho, manjericão, salsinha e outros. Por isso, fica a dica de preparar o seu próprio molho caseiro!
Receitas saudáveis: molho de tomate natural é fonte de vitaminas, fibras e minerais
Por ser feito com tomates orgânicos frescos, esse tipo de molho caseiro se destaca por ser altamente nutritivo. Ele é fonte de fibras alimentares, vitaminas do complexo B, C, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e agentes antioxidantes, como o licopeno, que são importantes para a imunidade.
Por ser fonte de carotenoides e vitaminas, esse tipo de molho caseiro ajuda a combater a ação dos radicais livres, protegendo as células, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando possíveis doenças relacionadas ao coração. Para tornar o molho de tomate orgânico ainda mais benéfico, uma boa dica é adicionar temperos que cumprem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo, como o manjericão.
Receita de molho de tomate caseiro simples
Quer saber como fazer uma passata de tomate ou um molho caseiro bem nutritivo e saboroso? Você só precisa usar ingredientes naturais ao máximo (como tomates e cebolas orgânicos), adicionar temperos secos (como pimenta e páprica) e frescos e levar tudo para assar antes de bater. Confira o nosso passo a passo para não errar:
Ingredientes
– 2 kg de tomates italianos orgânicos Taeq
– 1 cebola orgânica Taeq
– 15 dentes de alho Taeq
– Azeite Extra Virgem orgânico Taeq
– 2 colheres de sobremesa de sal
– Pimenta-do-reino moída a gosto
– Páprica defumada a gosto
– Folhas de manjericão orgânico Taeq a gosto (opcional)
Para começar, corte os tomates em 4 partes, tire as sementes e posicione-os de forma espaçada em uma assadeira grande.
Corte a cebola em 6 gomos iguais e coloque na assadeira. Junte o alho sem casca e regue tudo com azeite.
Adicione sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e, se desejar, algumas folhas de manjericão.
Leve tudo para assar no forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 1 hora, ou até os tomates ficarem mais murchos e dourados.
Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador e acerte os temperos – você pode adicionar mais sal, manjericão e até um pouco de melado de cana para tirar a acidez do molho.
Guarde o molho de tomate em potinhos e deixe no congelador até a hora de usar. Bem prático, né?
Molho de tomate orgânico é opção prática para dias mais corridos
O molho de tomate é um ingrediente que nunca pode faltar na cozinha, já que complementa como nenhum outro uma série de pratos. A dica, então, é apostar em versões prontas que não deixam de ser saudáveis também. As opções de molho de tomate orgânico Taeq – com e sem manjericão – são preparadas com ingredientes selecionados, têm textura cremosa e sabor sem igual. Vale a pena experimentar!