Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 benefícios da erva-de-santa-maria, planta também conhecida como epazote
Guia Culinário 09/03/2020

4 benefícios da erva-de-santa-maria, planta também conhecida como epazote

Também conhecida como epazote e mastruz, a erva-de-santa-maria possui propriedades terapêuticas e faz parte do grupo seleto de plantas medicinais. Ela tem um aroma agradável, folhas longas e verde-escuras, florzinhas amarelas e é bem fácil de cultivar. Aliás, ela cresce espontaneamente em diversos locais com vegetação. Interessante, né? Além disso, essa erva é muito usada na culinária mexicana para temperar feijões, carnes, recheios de quesadillas e outras receitas típicas. Para que você aprenda mais detalhes sobre o epazote, nós fizemos uma lista com os seus principais benefícios. Confira!

1. Funciona como vermífugo, antisséptico natural

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo. A nossa dica, neste caso, é preparar chás usando essa erva para tomar de vez em quando.

2. Ajuda a tratar problemas digestivos

Para resolver problemas digestivos, a erva-de-santa-maria também funciona como grande aliada. Ela ajuda no tratamento de gastrite e alivia possíveis dores e desconfortos no estômago. Uma boa dica é preparar chás usando mastruz e outras ervas, como hortelã e hibisco, que ajudam na digestão. Assim, a bebida fica mais saborosa e benéfica!

3. Ajuda a tratar gripes, resfriados, sinusites e outros problemas respiratórios

Por ter efeito expectorante, a erva-de-santa-maria é ótima para tratar rinites, gripes, resfriados, sinusites e até mesmo asma a longo prazo. O ideal, neste caso, é preparar um chazinho com a erva para eliminar o muco e o catarro com mais facilidade. Para quem não sabe, o epazote também é fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, assim, prevenir possíveis doenças.

4. Planta ajuda a tratar picadas de insetos e feridas

Você sabia que o epazote também pode ser usado como cataplasma (espécie de curativo medicinal)? Ele é ótimo para tratar picadas de insetos – diminuindo o inchaço e aliviando a coceira. Além disso, por ser rica em antioxidantes, a erva auxilia no processo de cicatrização e ajuda a reduzir focos de inflamação na pele, atuando como ótimo remédio natural.

Obs.: Vale destacar que a erva-de-santa-maria pode ter efeito abortivo em alguns casos. Por isso, mulheres gestantes devem tomar muito cuidado com seu consumo e, de preferência, sempre fazer o devido acompanhamento com um médico.