4 exercícios para peito que podem ser feitos em casa
Você sabia que é possível fazer diversos exercícios para peito em casa de maneira bem simples e segura? Pois é! Além de ser uma alternativa econômica e confortável, essa é uma ótima opção para os dias em que bate aquela preguiça de ir à academia. E o melhor de tudo é que se você cuidar da sua postura, não há nenhum risco de desenvolver problemas futuros! Quer aprender? Continue lendo e conheça 4 exercícios para peito que podem ser feitos em casa.
1. Flexão
Já reparou que fazer flexões é bastante comum para quem tem o hábito de treinar na academia? Por ser um exercício feito ao ar livre (isto é, sem o auxílio de uma máquina), ele também é bem simples de fazer em casa e é considerado um ótimo treino para o peito. Para isso, basta colocar um colchonete fino no chão (ou uma esteira) e fazer o seguinte movimento: apoie as mãos no chão com os braços abertos e os ombros alinhados e, em seguida, flexione os cotovelos aos poucos até quase encostar o peito no colchonete. Volte devagar atentando-se à postura e repita o movimento quando estiver na posição inicial. Tente fazer o exercício pelo menos 10 vezes seguidas.
2. Flexão isométrica
A flexão isométrica é um tipo de exercício para peito que permite aumentar o tempo de tensão sob o músculo peitoral, favorecendo o ganho de massa muscular e o fortalecimento dos músculos do peito com o passar do tempo. Por ser uma variação da flexão normal, tudo o que você precisa é fazer o exercício normalmente (apoiando as mãos no chão e flexionando os cotovelos) e segurar a posição por mais ou menos 15 segundos quando o seu peito estiver bem próximo ao colchonete. É importante também tentar manter o abdômen contraído durante o exercício, isso vai te ajudar a manter a postura do corpo.
3. Flexão inclinada
Conhecida como um dos melhores exercício para peito, a flexão inclinada vai te ajudar a focar na parte inferior do músculo do peito. Para esse exercício, o ideal é ter um apoio no chão – como um banco ou uma cadeira – que te ajuda a inclinar levemente o corpo para realizar o movimento. Basta colocar as duas mãos em cima do apoio e, depois, esticar as pernas mantendo o corpo reto, em posição de flexão normal. Em seguida, você deve inclinar os cotovelos e realizar as flexões, direcionando o peito ao apoio. Quando os cotovelos se inclinarem a um ângulo de mais ou menos 90º, volte à posição normal e repita o exercício.
4. Polichinelo
Por ser um exercício de resistência, o polichinelo trabalha bastante com os músculos das pernas e do peitoral, sendo um ótimo exercício para o peito que pode ser facilmente feito em casa. Para praticá-lo, basta ficar de pé e acomodar os braços ao lado do corpo: a ideia é que você flexione os joelhos levemente para poder pular e, ao mesmo tempo, esticar os braços para cima da cabeça. Ao pular, você também deve abrir as pernas e deixar um espaço amplo entre os pés. Para finalizar o exercício, pule novamente e volte à posição normal, repetindo o exercício algumas vezes seguidas.
Dica: Antes de fazer os exercícios, não se esqueça de se alongar! Com alguns movimentos simples, é possível fortalecer e flexionar o corpo evitando possíveis estresses, fadigas e dores musculares.