4 receitas com maxixe para variar no cardápio do dia a dia
Você já ouviu falar no maxixe? Pertencente à família do pepino, esse fruto se destaca por ter forte ação antioxidante, é rico em cálcio, zinco e vitaminas do complexo B e C. Por isso, inclusive, ele é muito indicado para quem quer ter uma alimentação mais natural e nutritiva. Para que você se inspire a incluir esse vegetal na sua dieta, nós separamos 4 receitas bem simples e saborosas com maxixe e outros ingredientes. Dá uma olhada!
1. Sopa de abóbora com batata-doce e maxixe
Caso você queira uma refeição mais leve, nutritiva e fácil de fazer, a nossa sugestão é preparar uma sopa de abóbora com batata-doce e maxixe. Essa combinação é uma das mais saborosas, rica em fibras, vitaminas e minerais e, além disso, é bem simples de preparar (o ideal é caprichar nos temperos). Que tal tomar uma dessas à noite?
Ingredientes
– 300 g de abóbora descascada e cortada
– 300 g de batata-doce descascada e cortada
– 300 g de maxixe descascado e cortado
– 5 dentes de alho amassados
– Azeite
– 1 xícara de leite de coco
– Cheiro-verde a gosto
– Sal rosa do Himalaia e pimenta-do-reino a gosto
Para preparar, comece, cozinhando a abóbora, a batata-doce e o maxixe até que eles fiquem macios. Em seguida, coloque tudo no liquidificador e bata bem. Em uma panela, refogue o alho no azeite, acrescente os vegetais batidos e misture um pouco. Depois, acrescente o leite de coco, o sal, os outros temperos a gosto e misture bem. Acrescente um pouco de água se julgar necessário (para deixar uma consistência mais líquida) e, então, é só servir.
2. Maxixe refogado
Prato bem simples e saudável, o maxixe refogado é indicado para quem quer variar no consumo de vegetais do dia a dia. Muitas pessoas preparam couve, brócolis ou repolho refogados no alho, por exemplo. No entanto, o maxixe ainda é pouco consumido – apesar de ter muito a acrescentar em termos nutricionais.
Ingredientes
– 15 maxixes cortados em rodelas
– 4 dentes de alho amassados
– Azeite
– Molho de tomate orgânico Taeq
– Cheiro-verde a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Comece refogando o alho amassado em uma panela com azeite. Em seguida, acrescente o molho de tomate e os temperos. Misture um pouco e acrescente um pouco de água para diluir o molho. Depois, adicione os maxixes cortados em rodelas finas e, então, refogue por um tempo (até que o vegetal fique mais cozido).
Obs.: Você também pode fazer uma receita de maxixe refogado sem molho de tomate. Neste caso, basta acrescentar o fruto após refogar o alho no azeite, adicionar um pouco de água e esperar refogar.
3. Maxixe com carne moída
A carne moída é aquele tipo de prato que combina com quase tudo, não é mesmo? Dá para preparar macarronadas, lasanhas, escondidinhos, panquecas ou então incrementar a receita com diferentes vegetais. O maxixe com carne moída, por exemplo, é uma versão mais nutritiva do prato e é mais simples de preparar do que parece.
Ingredientes
– 500 g de carne moída
– 15 maxixes cortados em rodelas finas
– 5 dentes de alho amassados
– 1 cebola picada
– Azeite
– Molho de tomate orgânico Taeq
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Cheiro-verde a gosto
Para preparar, comece refogando o alho e a cebola picados no azeite. Em seguida, acrescente a carne moída e deixe fritar por um tempo. Adicione o molho de tomate e um pouco de água para fazer o caldo (coloque a quantidade de molho que preferir). Misture mais um pouco, acrescente os maxixes cortados em rodelas finas, os temperos e, no final, é só servir. Fica uma delícia!
4. Salada de maxixe cru
Para finalizar, nada melhor que uma boa salada de maxixe cru para comer antes das refeições e fazer um detox, não é mesmo? Por ter um alto teor de antioxidantes, o maxixe é ótimo para fortalecer a imunidade e eliminar as toxinas do corpo. Por isso, uma boa dica é consumi-lo ainda cru, para aproveitar ao máximo os seus nutrientes e seu potencial desintoxicante.
Ingredientes
– 10 maxixes
– ½ cebola
– 1 tomate
– Vinagre
– Cheiro-verde a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparar essa receita é bem simples: descasque e corte os maxixes em fatias bem finas (use um ralador se necessário), pique o tomate e a cebola em cubinhos e, então, misture tudo em um recipiente. Acrescente o vinagre, o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e, se desejar, coloque um pouco de azeite para servir.