4 receitas de sanduíche sem glúten indicadas para celíacos
Quem sofre com algum tipo de intolerância alimentar (ao glúten ou à lactose, por exemplo), sabe como é difícil preparar comida no dia a dia com certas restrições. Quem é celíaco, em especial, não pode comer massas tradicionais (pães, biscoitos, macarrão e pizza), devendo recorrer a receitas alternativas no dia a dia. Então, para ajudar nesse assunto, nós separamos 4 opções de sanduíches sem glúten para experimentar. Confira!
1. Sanduíche de atum
Que tal preparar um sanduíche sem glúten com recheio de pasta de atum light? Essa é uma versão bem nutritiva (rica em fibras, proteínas e ômega 3) que serve muito bem para o lanche da tarde ou até mesmo como substituto para a janta. Vale a pena experimentar!
Ingredientes
– 2 ovos
– 6 colheres de sopa de requeijão light Taeq
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó
– Pimenta-do-reino moído a gosto
– Azeite
– 1 lata de atum
– ½ cebola ralada
– Cheiro-verde a gosto
– Folhas de alface e tomate em rodelas (opcional)
Para começar, você deve preparar a massa do sanduíche (que substituirá o pão comum). Para isso, misture os ovos, 4 colheres de sopa de requeijão, o fermento em pó e a pimenta a gosto em um bowl. Em seguida, despeje a massa em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e frite dos dois lados. Depois, corte a massa ao meio e reserve. Para preparar o recheio, basta misturar o atum, a cebola, o cheiro-verde e um pouco de pimenta + azeite a gosto. Misture tudo, coloque em cima de uma das partes da massa, adicione o alface e o tomate e, então, feche com a outra parte da massa. Assim, você terá um sanduíche sem glúten de atum.
2. Sanduíche de queijo com tomate
Também é possível fazer uma versão de sanduíche sem glúten com recheio de queijo e tomate bem saboroso. Em vez de preparar a massa por conta própria, também é possível comprar o pão sem glúten já pronto – uma alternativa mais prática e rápida. A parte boa é que dá para variar nos tipos de queijos e caprichar em temperos, como o orégano, para conceder ainda mais sabor.
Ingredientes
– 2 fatias de pão sem glúten
– Queijo mozzarella de búfala Taeq
– Tomate-cereja picados a gosto
– Orégano a gosto
Para montar o sanduíche, basta colocar um pouco da mozzarella de búfala no pão, tomates-cereja picados e orégano por cima. Feche o sanduíche, coloque em uma sanduicheira até derreter o queijo e prontinho!
3. Sanduíche de pasta de frango
Para preparar um sanduíche de frango sem glúten, a nossa dica é preparar uma pasta bem temperada (de frango desfiado com cenoura ralada, milho e ervas, por exemplo) e servir em um pão caseiro feito a base de goma de tapioca – uma alternativa bem saborosa para celíacos.
Ingredientes
– 1 ovo
– 2 colheres de sopa de goma de tapioca Taeq
– 2 colheres de sopa de requeijão light Taeq
– Azeite
– 1 peito de frango desfiado
– ½ cebola ralada
– ½ cenoura ralada
– ½ pote de ricota light
– Milho e cheiro-verde a gosto
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Primeiro, prepare a massa: coloque o ovo, a tapioca e o requeijão em um bowl e misture bem com uma colher. Leve para fritar em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite – lembre-se de fritar os dois lados. Depois reserve o pão e prepare a pasta de frango light. Pegue o peito de frango já cozido e desfiado, adicione o sal e a pimenta a gosto. Em seguida, acrescente a cebola, a cenoura, a ricota e misture bem. Para finalizar, adicione o milho e o cheiro verde a gosto. Transfira o recheio para a massa e feche-a para comer. Prontinho!
4. Sanduíche de ovo mexido
O clássico pão com ovo é um dos preferidos dos brasileiros, não é mesmo? Para preparar uma versão sem glúten mais elaborada, uma boa dica é recorrer ao ovo mexido com cebola, tomate, queijo e temperos diversos – uma alternativa bem nutritiva e saudável para o dia a dia.
Ingredientes
– 2 fatias de pão sem glúten
– 2 ovos
– Azeite
– ½ cebola cortada em cubos
– 1 tomate pequeno cortado em cubos
– Queijo ralado a gosto
– Sal, pimenta-do-reino moída e coentro a gosto
Comece preparando o recheio: em um bowl, misture os ovos com o sal, a pimenta e reserve. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite, a cebola e refogue um pouco. Em seguida, adicione o tomate e refogue por mais um tempo. Depois, adicione os ovos batidos e siga mexendo até que eles fiquem cozidos. Nesse tempo, adicione o queijo ralado a gosto, para que ele derreta durante o cozimento dos ovos. Para finalizar, basta colocar o recheio dentro das fatias de pão sem glúten. Bem simples, né?