Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 receitas de sopas e caldos para o inverno
Guia Culinário 21/06/2021

4 receitas de sopas e caldos para o inverno

Para se esquentar nos dias mais frios de inverno, vale a pena preparar caldos, sopas e outras receitas quentes – feitas com legumes, verduras e diferentes temperos. Você já experimentou, por exemplo, alguma receita de creme de abóbora com gengibre? Com algumas especiarias, é possível deixar os caldos mais saborosos, nutritivos e até com propriedades medicinais (antioxidantes e anti-inflamatórias). Para te incentivar a se aventurar mais na cozinha, nós separamos 4 receitas de sopas e caldos saudáveis e coloridos.

1. Caldo de abóbora

Rico em vitaminas A, C, fibras e betacaroteno (pigmento antioxidante), o caldo de abóbora é um prato bem saboroso, aromático e que fica com uma cor bem bonita (de laranja intenso). O gengibre, em especial, acrescenta um toque de frescor ao prato – além de ser fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– ½ abóbora japonesa orgânica Taeq (500 g)

– Azeite

– 1 cebola média picada

– 3 dentes de alho amassados

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Lasca fina de gengibre (a gosto)

– Água (o suficiente para cobrir a abóbora)

– 3 colheres de sopa de requeijão light

– Salsinha fresca a gosto

Para começar, descasque e corte a abóbora em cubos. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e refogue por 2 minutos. Em seguida, adicione o alho amassado e deixe fritar mais um pouco. Junte a abóbora, misture tudo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione a lasca de gengibre, cubra tudo com água (de modo que fique dois dedos acima da abóbora), tampe e deixe cozinhar no fogo médio por entre 35 e 40 minutos.

Quando a abóbora estiver bem molinha, apague o fogo, transfira tudo para o liquidificador ou use um mixer para triturar os ingredientes e formar o caldo. No final, adicione o requeijão para dar um toque mais cremoso e misture bem. Você ainda pode acrescentar mais sal, pimenta e também um pouco de salsinha fresca. Sirva com torradas que fica uma delícia!

2. Caldo de ervilha

Caso o objetivo seja fazer uma refeição mais rápida e nutritiva, uma boa dica é apostar no caldo de ervilha. Como a maioria das leguminosas, a ervilha é rica em proteínas, fibras, ferro, vitaminas A, do complexo B, C, E e K, rendendo receitas bem saudáveis. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 500 g de ervilha

– Azeite

– 1 cebola média picada

– 3 dentes de alho amassados

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 1,8 litro de água

Primeiro, deixe a ervilha de molho de um dia para o outro (ou pelo menos durante 4 horas). Essa é uma etapa importante para eliminar os antinutrientes presentes nos grãos. Passado esse tempo, transfira a ervilha para um escorredor e reserve. Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite e junte a cebola picada. Refogue por 2 minutos, junte o alho e deixe fritar mais um pouco, mantendo o fogo baixo.

Junte a ervilha, o sal, a pimenta e misture bem. Adicione a água, mexa com uma colher de pau, tampe a panela e aumente um pouco o fogo. Quando começar a chiar, marque 20 minutos e apague o fogo. Para finalizar, transfira o caldo para o liquidificador ou use um mixer para triturar bem, formando um creme homogêneo. Adicione mais temperos se julgar necessário

3. Sopa de inhame

Você sabia que o inhame é ótimo para a saúde do sistema imunológico? Esse tubérculo tem um alto teor de vitamina C, flavonoides, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, fibras alimentares e ainda apresenta ação anti-inflamatória. Além de nutritivo, o inhame é superversátil, rendendo receitas de sopas, caldos, saladas, refogados e até mesmo sucos saudáveis.

Ingredientes

– 500 g de inhame

– 1 cenoura pequena/média

– Azeite

– 1 cebola média picada

– 4 dentes de alho amassados

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 1,5 litro de água

– Salsinha fresca a gosto

Para começar, descasque o inhame e corte-o em cubos pequenos. Descasque a cenoura, rale-a e reserve. Em uma panela, coloque um pouco de azeite e junte a cebola. Adicione um pouco de sal e a deixe refogar por um tempo, até que ela comece a ficar transparente, adicione o alho e frite um pouco.

Em seguida, junte o inhame, a cenoura ralada e misture tudo com uma colher de pau. Adicione o sal e a pimenta a gosto, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar por entre 35 e 40 minutos – ou até que o inhame fique bem molinho. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo, bata tudo no liquidificador para fazer um caldo homogêneo e finalize com salsinha picada a gosto.

4. Sopa de legumes

Que tal preparar uma sopa bem colorida e variada para abranger uma quantidade maior de nutrientes? Para isso, uma boa dica é caprichar nos legumes: cenoura, batata, chuchu, abobrinha e o que mais você preferir. Uma boa dica, inclusive, é apostar em certos ingredientes para incrementar a sopa, como pimenta, gengibre, salsinha, cebolinha e outras ervas que acrescentam mais sabor.

Ingredientes

– 1 cebola média picada

– Azeite

– 3 dentes de alho amassados

– 300 g de carne bovina (músculo) picada

– 2 tomates italianos Taeq picados

– 1 abobrinha italiana orgânica Taeq cortada em cubos

– 2 cenouras médias Taeq cortadas em cubos

– 3 batatas médias Taeq cortadas em cubos

– 1 ½ xícara de macarrão penne (opcional)

– 900 ml de água

– Sal, pimenta-do-reino, cominho, coentro e orégano a gosto

Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite, a cebola, uma pitada de sal e deixe refogar por uns 2 minutos, ou até que a cebola comece a ficar transparente. Em seguida, junte o alho, deixe fritar um pouco e junte o músculo picado. Deixe a carne cozinhar e fritar na panela, adicione os tomates e misture mais, até que eles comecem a desmanchar e soltar uma água na panela.

Adicione a abobrinha, as cenouras, as batatas e deixe refogar por uns 5 minutos, revolvendo tudo para dar sabor aos legumes. Depois, junte o macarrão, a água, os temperos a gosto e misture novamente. Tampe a panela e espere pegar pressão. Quando começar a chiar, marque 18 minutos e apague o fogo. Espere a pressão sair completamente para abrir com segurança e, então, é só servir com torradas. Prontinho!