Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 benefícios da rúcula para a saúde
Guia Culinário 29/12/2022

5 benefícios da rúcula para a saúde

As folhas verde-escuras são ótimas fontes de nutrientes e, por isso, fazem muito bem à saúde. Entre as opções, está a rúcula, que tem um sabor bem característico e é uma ótima alternativa de alimento para quem busca uma rotina mais saudável de alimentação. Conheça os benefícios da rúcula e veja dicas de como consumir o ingrediente!

1) A rúcula tem poucas calorias e pode ser consumida à vontade

Um dos benefícios da rúcula é que o vegetal tem poucas calorias. Com isso, pode ser consumida à vontade nas refeições do dia a dia. Para quem deseja perder peso, a rúcula pode ser uma aliada!

Uma receita bem comum é incluir a rúcula na salada de folhas verdes, mas existem outras opções bem saborosas para fazer com rúcula, como molho pesto, carne recheada, sanduíche natural e até pizza.

2) Fortalecer a imunidade é um dos benefícios da rúcula

A rúcula também é muito indicada para quem está precisando fortalecer a imunidade. Isso porque ela tem alto teor de vitamina C, que previne infecções, resfriados e gripes e protege todo o sistema imunológico.

Para quem tem filhos pequenos ou sofre com diabetes, o consumo de rúcula é também essencial na rotina do dia a dia. Isso porque as fibras presentes nas folhas regulam o açúcar e o colesterol no sangue, sendo uma opção mais nutritiva.

3) Consumo regular de rúcula ajuda a prevenir doenças degenerativas

Além da vitamina C, a rúcula também é fonte de vitamina K, um importante nutriente que atua ativamente na prevenção do câncer e de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Essa vitamina, junto com o cálcio e magnésio também presentes no vegetal, é fundamental para a saúde dos ossos, evitando a osteoporose.

Vale lembrar também que a rúcula é rica em fibras, que contribui para cuidar do sistema digestivo. Já ouviu falar na máxima de que o intestino é o segundo cérebro do corpo? Então, cuidar bem dele com uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para ter mais saúde.

4) As folhas de rúcula desintoxicam o organismo

Quem também precisa de uma atenção especial é o fígado, que fica constantemente sobrecarregado com as toxinas que são ingeridas no dia a dia. Principalmente em períodos específicos, como as festas de fim de ano.

Por isso, vale optar por alimentos que tenham uma função detox, que ajudam a fazer essa limpeza mais profunda no corpo. É o caso da rúcula, que pode ser incluída no suco verde e ser consumida logo pela manhã.

5) Consumir rúcula faz bem para a visão, pele e músculos

A rúcula também tem propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células. Por isso, o consumo regular de rúcula faz diferença não só internamente, mas também esteticamente. Você vai notar seus efeitos na pele, por exemplo, já que ela fica mais hidratada e com mais viço.

As propriedades antioxidantes da rúcula também interferem na oxigenação e na formação de músculos e, não à toa, é um alimento presente na dieta de muitos atletas e praticantes de atividades físicas. Por fim, vale lembrar que a rúcula é fonte de vitamina A e caroteno, que melhora a visão e a saúde dos olhos.