Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 energéticos naturais perfeitos para quem pratica exercícios
Guia Culinário 22/02/2019

5 energéticos naturais perfeitos para quem pratica exercícios

Quando praticamos exercício físico com frequência, precisamos adaptar a nossa alimentação para encarar a rotina com mais disposição. Afinal, é necessário ter mais energia para correr, nadar, pular, fortalecer os músculos e tudo mais. E não é sempre que o nosso corpo está disposto para encarar uma maratona de atividades. Por isso, uma boa dica é incluir no cardápio energéticos que facilitem essa rotina de exercícios. Para te ajudar, a gente listou 5 combinações de energéticos naturais supereficientes e saborosos, que vão dar um up no seu organismo. Confira!

1. Chá de erva doce, canela e ginseng

Essa combinação de ingredientes é um dos melhores energéticos naturais que você vai encontrar. A erva doce, por exemplo, é rica em vitamina B6 – uma das substâncias responsáveis por trazer mais energia e acelerar o metabolismo do corpo. Além disso, também pode funcionar como anti-inflamatório e, por ser rica em fibras, também favorece o sistema digestório.

A canela, por sua vez, é um dos principais termogênicos: além de saborosa, ela ajuda a acelerar o metabolismo (contribuindo para a queima de gordura) e concede mais energia para a prática de exercícios. O mesmo serve para o ginseng, uma raiz de origem chinesa que funciona como energético natural e também remédio antiestresse. Ao combinar esses três ingredientes é possível preparar um chá saudável e superenergético, que você pode tomar ainda quentinho ou até mesmo gelado – fica por sua conta!

2. Combinação abacaxi com hortelã e gengibre

Você já deve ter experimentado a clássica combinação “abacaxi com hortelã”, que é um dos sucos mais saborosos e saudáveis que existem. Quando você adiciona o gengibre, que é um termogênico natural (assim como a canela), os benefícios são ainda maiores. Isso porque ele tem propriedades energéticas que deixam o sistema nervoso mais alerta, além de acelerar o metabolismo. Já o abacaxi, que é uma fruta cítrica, também funciona como anti-inflamatório e ainda é rico em vitamina C, nutriente responsável por dar mais disposição e energia para o corpo. Uma boa dica é fazer esse suco para tomar todas as manhãs ou antes de praticar o exercício.

3. Suco de laranja, limão e cenoura

O suco de laranja é um dos melhores energéticos naturais: rico em antioxidantes, vitamina C, magnésio, potássio e outros nutrientes importantes. Mas o grande diferencial é a presença do flavonóide, um composto químico encontrado em plantas e frutas cítricas, capaz de deixar o organismo mais alerta e desperto. O limão também é uma fruta cítrica rica em vitaminas e minerais essenciais, cumprindo um papel semelhante ao da laranja. Por isso, essa combinação é tão saudável e tem muito a acrescentar! Já a cenoura é uma verdura cheia de benefícios: faz bem para a pele, os cabelos, as unhas e também ajuda na digestão. Pode apostar que essa combinação de suco, além de saudável, vai ser uma ótima fonte de energia para praticar o exercício!

4. Vitamina de banana, aveia e canela

No universo das vitaminas, a de banana é uma das mais saborosas e nutritivas. Isso porque essa fruta garante mais sustância e é cheia de benefícios: rica em vitaminas do complexo B, fibras, potássio e outros nutrientes. Além disso, ela é ajuda a fortalecer os músculos e a evitar o surgimento de cãibras – por isso, é muito indicada para quem pratica muita atividade física. A combinação com aveia e canela faz com que essa vitamina fique ainda mais saudável e energética. Vale a pena experimentar!

5. Suco de limão com guaraná em pó

O guaraná em pó é um dos energéticos naturais mais conhecidos, além de ser uma fonte de cafeína, ajudando a combater o cansaço (tanto físico quanto mental). Por isso, para quem pratica exercício, uma boa dica é tentar sempre adicionar esse ingrediente no preparo de sucos e smoothies. Aqui, a gente separou uma ideia bem simples e fácil de fazer: o suco de limão com guaraná em pó, que também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas além de seguir essa receita, você também pode combinar o guaraná com outras frutas e verduras, tais como a beterraba, que é bem nutritiva e também fica uma delícia.