5 receitas com abóbora cabotiá (japonesa) que são deliciosas e supernutritivas
Extremamente versátil e saborosa na cozinha, a abóbora cabotiá (ou japonesa) é um ingrediente muito utilizado no preparo de caldos, sopas e purês. Para quem não sabe, ela é a variedade mais nutritiva de todos os tipos de desse alimento e se destaca pela grande quantidade de vitamina A em sua composição, além de ser fonte de betacaroteno, fibras e potássio. Quer aprender a incluir esse alimento no seu dia a dia? Dá uma olhada nas 6 receitas com abóbora cabotiá que nós separamos nessa matéria!
1. Abóbora cabotiá assada
Uma das maneiras mais simples e saborosas de preparar a abóbora cabotiá é simplesmente assá-la no forno. Basta cortar o alimento em fatias e caprichar no tempero!
Ingredientes
– ½ abóbora cabotiá
– 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 4 dentes de alho inteiros
– Sal, páprica picante e pimenta-do-reino a gosto
Comece preaquecendo o forno a 200 ºC para deixá-lo na temperatura certa. Em seguida, lave e corte metade da abóbora em tiras de mais ou menos 2 cm, mantendo a sua casca.
Depois, misture o mel, o vinagre balsâmico e o azeite em um recipiente. Junte a abóbora e misture novamente com as mãos para envolver as fatias no tempero. Acrescente o sal, a páprica picante e a pimenta-do-reino e disponha as fatias em uma assadeira grande, colocando-a uma ao lado da outra.
Para finalizar o preparo, distribua os dentes de alho pela forma e asse a abóbora por aproximadamente 30 minutos (ou até que ela fique levemente caramelizada e macia). Na metade do tempo, lembre-se de virar as fatias com uma espátula para que elas assem por igual.
2. Abóbora cabotiá refogada
Abóbora cabotiá refogada é outra receita simples que fica uma delícia! Neste caso, tudo o que você precisa é cortá-la em cubinhos e cozinhar com um pouco de azeite, salsinha, cebolinha, alho, cebola e pimenta.
Ingredientes
– ½ abóbora cabotiá
– 2 colheres (sopa) de azeite
– ½ cebola cortada em cubinhos
– 2 dentes de alho amassados
– Salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, sal e outros temperos a gosto
Primeiro, descasque a abóbora por completo e corte o alimentos em cubinhos retirando todas as suas sementes. Em uma panela média, doure o alho e a cebola no azeite, acrescente a abóbora e refogue por 1 minuto. Tempere com sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha e outros temperos de sua preferência. Para finalizar, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até a abóbora ficar macia.
3. Caldo de abóbora cabotiá com gorgonzola
Que tal preparar um delicioso caldo de abóbora com gorgonzola? Apesar de ser uma mistura inusitada, apostar na combinação dos dois ingredientes pode surpreender com ainda mais sabor e nutrientes.
Ingredientes
– ½ abóbora japonesa (sem casca e sem sementes) cortada em cubinhos
– ½ copo de água
– 1 cebola cortada em cubos
– 1 dente de alho picado
– 1 folha de louro
– 100 g de queijo gorgonzola
– Azeite a gosto
– Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
Comece refogando a abóbora com a cebola, o alho e o azeite e acrescente meio copo de água para cozinhá-la. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (acrescentando também 1 folha de louro) e, quando a abóbora estiver macia bata a mistura no liquidificador.
Esfarele o queijo gorgonzola em uma tigela, transfira o caldo novamente para a panela e misture os dois ingredientes. Para finalizar, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto. Na hora de servir, finalize o prato com pedaços de gorgonzola por cima!
4. Purê de abóbora cabotiá
Para deixar o alimento ainda mais nutritivo, você também pode fazer um purê de abóbora cabotiá!
Ingrediente
– ½ abóbora cabotiá (sem casca e sementes) cortada em cubinhos
– 1 dente de alho amassado
– ½ cebola picada
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– ½ xícara (chá) de leite
– 1 copo de água
– Temperos a gosto
Primeiro, refogue a abóbora em uma panela com alho, cebola e azeite. Tempere com sal e pimenta, acrescente o copo de água e tampe a panela para deixar a abóbora cozinhar por pelo menos 15 minutos, mexendo de vez em quando.
O segredo, nesse caso, é amassar o alimento à medida que ele for cozinhando, até formar um purê meio “rústico”. Quando você conseguir o resultado desejado, adicione a manteiga e o leite e misture bem para incorporar. Por fim, desligue o fogo e acrescente mais alguns temperos de sua preferência.
5. Camarão na moranga feito com abóbora cabotiá
O camarão na moranga é uma receita com cabotiá tipicamente brasileira! Apesar de ser um pouco mais complicada de fazer, ela pode ser uma ótima alternativa para servir em almoço ou jantar especial.
Ingredientes
– 1 abóbora cabotiá grande
– 6 dentes de alho (3 para temperar a abóbora e 3 para refogar o camarão)
– 1 cebola picada
– 1 kg – 500 g de camarão fresco
– 1 limão (suco)
– 1 lata de creme de leite sem soro
– 4 colheres (sopa) de requeijão light (opcional)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Com a casca da abóbora devidamente higienizada, comece abrindo a parte de cima do alimento como se você estivesse criando uma “tampa” e retire todo o recheio (inclusive as sementes). Em seguida, prepare uma pastinha de alho, azeite e pimenta-do-reino e coloque dentro da moranga esfregando o seu interior para temperá-la.
Depois, tampe e embrulhe a abóbora com papel alumínio e leve-a para assar por mais ou menos 50 minutos. Enquanto a abóbora estiver no forno, refogue 3 dentes de alho com cebola e azeite em uma frigideira, tempere o camarão com limão, sal e pimenta-do-reino e acrescente à essa mistura quando o alho e a cebola estiverem dourados.
Cozinhe o camarão por alguns minutos em fogo médio, verificando o cozimento de acordo com a cor rosada do camarão (se precisar, acrescente um pouco de água durante o processo). Quando ele estiver completamente cozido, desligue o fogo e coloque o creme de leite e o requeijão, misturando bem para acertar o sal.
Para finalizar, tire a moranga do forno e acrescente o recheio aos poucos. Depois, é só tampar e levar para gratinar por mais 5 minutinhos.