Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/09/2022

5 receitas com pasta de amendoim para testar em casa

Tentando descobrir uma forma de comer doces de forma mais saudável? Que tal apostar nas receitas com pasta de amendoim? Muito comum na culinária americana, a pasta de amendoim não é vilã na dieta: ela é rica em proteínas, minerais como magnésio e potássio e tem bons carboidratos e gorduras. Entre os benefícios da pasta de amendoim estão o fornecimento de energia para a prática de atividades físicas, ganho de massa muscular e melhora da saúde do coração. Na hora de comprar, basta priorizar as versões sem açúcar para usufruir desses efeitos. Quer saber como incluir esse ingrediente funcional na sua rotina? Confira 5 receitas com pasta de amendoim!

1. Bolo de banana com pasta de amendoim

O bolo de banana com pasta de amendoim é uma boa opção de lanche da tarde saudável e saboroso – e ainda ajuda a saciar a vontade de comer um docinho sem fugir da rotina alimentar. A receita conta com farinha de trigo integral, óleo de coco e açúcar demerara, ou seja: pode ser incluída em diferentes dietas. Além disso, a aveia também aumenta a quantidade de fibras e facilita a digestão do prato que tem as bananas como ingrediente principal

Veja, aqui, a receita de bolo de banana com pasta de amendoim!

2. Docinho de pasta de amendoim

Os docinhos que fazem sucesso em qualquer comemoração também podem ser preparados em uma versão mais saudável com a ajuda da pasta de amendoim. Eles são boa opção para sobremesa, para a lancheira das crianças e até mesmo para festas. A melhor parte é que o preparo é fácil e nem precisa ir ao fogo. Ou seja: é bem prático!

Confira o passo a passo do docinho de pasta de amendoim e aproveite!

3. Pão de mel recheado de pasta de amendoim

Se você pensa em pão de mel e lembra logo da versão tradicional – e industrializada – envolvida em chocolate, fique sabendo que essa não é a única opção de comer a famosa sobremesa. Substituindo alguns ingredientes, como a farinha de trigo e o açúcar, e colocando a pasta de amendoim no recheio, é possível chegar a um doce saudável, saboroso e fácil de preparar.

Aprenda a fazer o pão de mel recheado com pasta de amendoim!

4. Fudge

O fudge é um doce que faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos e geralmente é bem calórico. Originalmente, ele tem como base açúcar, manteiga, leite e chocolate, normalmente utilizado em recheios por causa de sua textura ou em quadradinhos, como sobremesa individual. A versão com pasta de amendoim garante o sabor com uma receita mais saudável e menos calórica – exatamente o necessário para quem segue uma dieta com baixo consumo de gorduras e açúcar. Além da pasta de amendoim integral, a receita de fudge pode ser incrementada com outros ingredientes funcionais, como a chia e a aveia.

Descubra como fazer a receita de fudge de pasta de amendoim!

5. Toast de pasta de amendoim e banana

Para quem tem o café da manhã como a refeição preferida, essa receita de toast de pasta de amendoim e banana é uma ótima opção para variar. Para deixar o prato mais saudável ainda, a dica é usar o pão integral, alimento rico em fibras. O preparo é simples e, assim como as outras opções dessa lista, a receita também conta com outros ingredientes que complementam os benefícios da pasta de amendoim, como a semente de girassol e o melado.

Dê uma olhada na receita de toast de pasta de amendoim e banana e melhore o seu café da manhã!