5 receitas lights que você pode preparar sem medo
Para quem quer seguir um estilo de vida mais saudável – com alimentos leves e nutritivos – uma boa dica é procurar por receitas lights. O problema é que alguns alimentos que se dizem “lights” na verdade possuem menos açúcar, mas uma quantidade maior de outro ingrediente, como o sódio. Ainda assim, existem opções menos gordurosas de lanches e refeições completas – desde carnes até sanduíches. Para te ajudar a se alimentar melhor, nós separamos 5 receitas que são realmente lights e bem saborosas. Confira!
Quibe de forno recheado com cenoura e queijo cottage é uma ótima opção para vegetarianos
Um dos motivos para essa receita fazer sucesso é que ela não leva carne (como os quibes mais tradicionais). Ou seja, também atende ao público vegetariano e funciona como ótimo prato para o almoço. Em vez de rechear o quibe com carne moída, você pode optar por algo mais light, com cenoura, queijo cottage e vegetais, por exemplo.
O modo de preparo é bem simples: coloque a farinha do quibe em uma tigela e cubra com água. O trigo vai absorver a água e inchar – por isso, essa receita costuma render bastante. Quando a farinha crescer, você só precisa temperar com cebola, alho, hortelã, cheiro verde e sal. Depois, coloque uma camada em uma travessa e coloque o recheio por cima. Para que fique bem saboroso, coloque cubinhos de queijo cottage, cenoura refogada e até mesmo uns vegetais, como espinafre e couve. Por fim, é só cobrir com outra camada de quibe e colocar para assar. Não tem erro!
Já pensou em preparar versões lights de sanduíches?
Sabia que existem versões lights de sanduíches? Eles são geralmente preparados com pão integral, que é mais nutritivo e menos calórico que o branco. Além disso, você pode pensar em várias combinações de recheios mais saudáveis – queijo minas light com tomate e orégano, ricota com espinafre e atum com alface e tomate. Para variar na dieta, você também pode preparar sanduíches com pão sírio – com um recheio de frango desfiado e salada, por exemplo.
Panqueca com tapioca e aveia é mais nutritiva e saudável
Outra opção light é a panqueca feita com goma de tapioca e aveia – é bem nutritiva, saborosa e serve tanto para o almoço quanto para o lanche e o café da manhã. Para preparar essa receita, também não é nada complicado: basta misturar ovos, goma de tapioca, flocos de aveia e leite de coco para fazer a massa. Uma vez pronta, frite a panqueca em uma frigideira e prepare o recheio. O lado bom é que você pode colocar coberturas doces ou salgadas – queijo e tomate, por exemplo, ou até mesmo frutas com mel.
Couve-flor gratinada é um ótimo acompanhamento para o almoço
Se você quer inovar na hora do almoço, uma boa dica é preparar uma travessa de couve-flor gratinada – um prato bem light, saudável e que pode ser servido junto com arroz. O modo de preparo também é dos mais fáceis, basta cozinhar a couve-flor no vapor (para que ela não perca muitos nutrientes) e depois misturar temperos, como alho, cheiro verde e sal a gosto. Para dar uma consistência cremosa à receita, você pode acrescentar requeijão light ou até mesmo creme de ricota e queijo ralado. Depois dessa mistura, é só levar ao forno para assar.
Prepare um purê de batata-doce com ingredientes lights
O purê de batata é outra receita que faz muito sucesso. O problema é que, tradicionalmente, ela é feita com muitos ingredientes calóricos – creme de leite, manteiga e requeijão, por exemplo. Só que o que muita gente esquece é que dá para fazer versões mais saudáveis, usando ingredientes lights e menos calóricos.
Uma boa dica é usar a batata-doce em vez da inglesa – ela possui um teor maior de fibras e um menor índice glicêmico. Além disso, busque ingredientes lights para preparar esse purê. Você pode usar requeijão light, leite desnatado e caprichar nos temperos. Basta amassar a batata e misturar com esses ingredientes que citamos. Bem simples, né?