7 refeições veganas perfeitas para diferentes tipos de dietas
Aderir ao estilo de vida vegano é mais simples do que parece, sabia? Existe o imaginário de que receitas veganas são pouco saborosas e difíceis de preparar. Mas essa é uma ideia bem equivocada! Para comprovar isso, nós listamos 7 refeições veganas que dão água na boca. Além de saborosas, elas são saudáveis e nutritivas – ou seja, pessoas de diferentes dietas podem comer sem medo. Confira!
1. Estrogonofe de grão-de-bico é uma boa opção para o almoço
Você já experimentou alguma receita alternativa de estrogonofe? Além das versões mais populares (feitas com carne ou frango), existem outras veganas e bem refinadas, feitas com palmitos e cogumelos, por exemplo.
O estrogonofe de grão-de-bico, em especial, é um dos mais saborosos e simples de fazer. Para começar, deixe os grãos-de-bico de molho durante algumas horas (para descartar os antinutrientes) e, depois, cozinhe-os na panela de pressão.
Em uma frigideira, frite também alguns cogumelos e em seguida junte-os com o grão-de-bico em uma panela maior. Adicione alho, cebola, azeite, um pouco de pimenta, cozinhe por uns minutos e, depois, prepare o molho clássico de estrogonofe (molho de tomate, sementes de mostarda e creme de leite). Sirva com arroz branco e uma salada verde. Fica uma delícia!
2. Prepare uma salada de folhas e frutas
Quem tem uma alimentação saudável não pode abrir mão da salada, né? Na dieta vegana, principalmente, é muito importante comer vegetais e frutas o tempo todo. A nossa dica é preparar uma salada de folhas (alface, rúcula, espinafre e couve) e ainda adicionar frutas para dar um sabor adocicado, como manga ou abacate. Fica a dica!
3. Ratatouille é uma receita saudável e nutritiva para o almoço
De origem francesa, ratatouille é uma receita feita com berinjela, abobrinha, tomate, cebola, pimentão e diversos temperos que criam um mix incrível de sabor. Para preparar, é necessário cortar os vegetais em rodelas finas e arrumá-los em uma travessa com molho de tomate, azeite, alho e outros temperos (manjericão e alecrim, por exemplo). Depois é só colocar para assar e prontinho! Você pode servir o prato com massa integral ou arroz simples.
4. De origem árabe, o falafel pode funcionar como aperitivo ou acompanhamento
Comida árabe é uma delícia, não é mesmo? O falafel, por exemplo, é um bolinho de grão-de-bico (originário do Oriente Médio) que pode ser servido como aperitivo ou acompanhamento.
A boa notícia é que ele também é fácil de fazer, basta bater os ingredientes no liquidificador: grão-de-bico, alho, cebola, sal, pimenta e diferentes temperos (hortelã, salsinha, páprica, cominho e coentro). Depois, monte bolinhas com as mãos e, então, é só fritar. Para fazer uma versão mais saudável, uma boa dica é recorrer à fritadeira elétrica (airfryer) ou assar os bolinhos no forno. Também dá supercerto!
5. Macarrão de abobrinha é uma alternativa às massas tradicionais
Em vez de preparar uma massa comum, que tal fazer um macarrão de abobrinha caseiro? Você só precisa cortar a hortaliça em tiras finas (de modo que fique semelhante ao spaghetti) e, então, cozinhar na água quente (como se fosse um macarrão). Tire quando estiver al dente e, então, prepare um molho para acompanhar. O molho branco com noz-moscada, por exemplo, fica uma delícia!
6. Faça guacamole para receber os amigos em casa
Que tal preparar o guacamole (clássica receita mexicana) para receber os amigos em casa? Esse prato atende ao público vegano e é ótimo para comer como aperitivo. Para preparar você só precisa amassar o abacate e misturar com outros ingredientes: alho, azeite, cebola e tomate em cubos, suco de limão e pimenta para dar o toque final. O resultado é uma pasta deliciosa e nutritiva! Você pode comer com pães, torradas ou nachos (como é servido no México).
7. Bolinho de arroz é uma alternativa para o lanche
Você já pensou em preparar bolinhos com as sobras de arroz do almoço? Basta acrescentar ovos, farinha, cheiro-verde, pimenta e outros ingredientes que preferir ao arroz cozido. Depois de misturar bem – e criar uma espécie de massa – faça bolinhas com as mãos e frite na airfryer com um pouco de azeite. Você também pode colocar para assar no forno. Que tal?