8 alimentos ricos em antioxidantes que você deve comer sempre
Os antioxidantes são substâncias importantes para a saúde de todo mundo. Isso porque eles atuam inibindo os radicais livres, de modo que conseguem retardar o envelhecimento das células e prevenir uma série de doenças. Por isso, os alimentos ricos nessa substância devem estar sempre incluídos no nosso cardápio. A notícia boa é que eles são muitos e podem ser consumidos o dia todo, desde o café da manhã até a janta! Para te inspirar a se alimentar cada vez melhor, a gente separou 8 alimentos super-ricos em antioxidantes. Confira!
1. Brócolis é rico no antioxidante sulforano
Esse vegetal é um dos alimentos mais saudáveis que você vai encontrar. Além de ser rico em ferro, fibras e vitamina C, ele também conta com uma substância bem diferenciada: o sulforano, que é um tipo de antioxidante natural conhecido por prevenir o câncer e outras doenças. A grande vantagem desse vegetal é que ele desintoxica o organismo e também funciona como anti-inflamatório. Uma boa dica é fazer uma salada verde e diversa (com brócolis e outros vegetais) para comer todos os dias.
2. Uva passa possui a substância resveratrol
Você sabia que a uva passa também é uma excelente fonte de antioxidantes? Pois é, esse fruto seco tem uma maior concentração de nutrientes justamente por ter passado pelo processo de desidratação. Mas o grande diferencial da uva é a presença do resveratrol, que é um dos principais antioxidantes que existem. Ele também ajuda a reduzir inflamações, colesterol ruim e a prevenir doenças do coração.
3. Açaí é fonte de vitaminas e minerais
Uma das frutas queridinhas de todo verão, o açaí é outro alimento rico em nutrientes e antioxidantes. Ele também se destaca por ser uma fonte de fibras e de várias vitaminas: A, C, D, E e K – por isso, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a manter o bom funcionamento do digestivo. Mas a parte mais interessante é que ele também atua como excelente antioxidante.
Obs.: A maioria das pessoas costuma consumir essa fruta batida com xarope de guaraná ou banana picada – uma combinação deliciosa e super-refrescante! Só que essa adição de ingredientes acaba deixando o açaí mais calórico. Por isso, o mais recomendável é ingerir a fruta in natura, para absorver bem todos os nutrientes benéficos que ela oferece.
4. Espinafre é rico em vitamina E
Os alimentos ricos em vitamina E, de forma geral, costumam funcionar como ótimos antioxidantes. No caso do espinafre, a lógica é a mesma: assim como o brócolis, ele é um tipo de vegetal verde-escuro cheio de propriedades benéficas. Além de possuir grande quantidade de ferro e fibras, o espinafre também conta com o betacaroteno, um tipo de pigmento natural (presente em muitas plantas) que se converte em vitamina A no nosso organismo. Ele também é um dos principais antioxidantes que existem, além de fazer bem para os ossos, cabelos, unhas e de proteger as córneas dos olhos.
5. Tomate possui licopeno, um antioxidante natural
Mais um alimento antioxidante que você não pode deixar de fora da sua dieta: o tomate é uma fruta supersaborosa rica em licopeno, que é outro antioxidante natural bem eficiente. Essa substância é a responsável por dar uma coloração vermelha a várias frutas e verduras, como a melancia. Ela ajuda a combater possíveis mutações nas células (prevenindo o câncer) e também melhora a circulação sanguínea.
6. Limão possui limoneno, um dos principais antioxidantes
Dentre as frutas cítricas mais saborosas e saudáveis, o limão também é rico em antioxidantes (possui vitaminas C e do complexo B e minerais como o cálcio e o fósforo). Além disso, também conta com o limoneno, que é uma substância característica das frutas cítricas, como as laranjas e tangerinas. Esse composto também atua como antioxidante no organismo, evitando doenças como hipertensão e catarata.
7. Nozes é fonte de resveratrol
No grupo das oleaginosas, as nozes são os alimentos mais ricos em antioxidantes: fontes de vitamina C, E, ômega 3, zinco, potássio e de uma substância superimportante: a resveratrol (também presente nas uvas), que ajuda a combater a ação oxidante dos radicais livres. Para ter uma dieta saudável, você pode ingerir uma pequena porção de nozes por dia (cerca de quatro unidades), assim como um mix com outras oleaginosas.
8. Amora e frutas vermelhas são ricas nas vitaminas C e E
A amora é uma das frutas vermelhas mais saborosas e benéficas – rica nas vitaminas C, E, B e K, em ferro, ácido fólico e outros componentes supersaudáveis. A presença da vitamina E é o grande diferencial que faz com que essa frutinha seja um importante antioxidante natural. Mas além dela, existem outras frutas vermelhas que cumprem a mesa função: morangos, framboesas, mirtilos e muitas outras. Vale super a pena incorporá-las à sua dieta!
Dica extra: Vale lembrar que existem muito outros alimentos ricos em antioxidantes, como o abacate, kiwi, avelã, temperos como cebola e alho e por aí vai. O mais indicado é fazer um cardápio bem rico e diverso, sempre variando entre esses ingredientes.