Abóbora: como aproveitar todas as partes desse legume na sua alimentação
Não é à toa que a abóbora é tão popular e faz tanto sucesso na cozinha. Além de ter uma enorme variedade de nutrientes – fibras, sais minerais e aminoácidos como o triptofano -, ela também é versátil e pode ter todas as suas partes aproveitadas na cozinha. Pensando nisso, para te ajudar a usar o caroço, a casca e a polpa do legume, preparamos uma matéria especial com algumas opções de receita. Gostou da ideia? Então vem conferir:
Casca de abóbora: parte externa pode ser usada para preparar bolos, pães e chips
Muita gente joga a casca de abóbora fora na hora de preparar o legume, mas você sabia que até mesmo essa parte pode ser usada em inúmeras receitas? Uma opção inusitada, por exemplo, é adicionar essa parte na massa de bolos e pães para fazer um lanche com um gostinho diferente. Mas não para por aí: além disso, você também pode aproveitar a casca para preparar um chips bem crocante – que é uma ótima opção de snack para viagens longas e para uma social com amigos.
Para fazer o chips de casca de abóbora, é muito simples: basta retirar a casca, tirar o excesso de umidade com a ajuda de um pano limpo e seco, colocar tudo em uma forma, temperar a gosto e deixar por, aproximadamente, 20 minutos no forno para que fiquem devidamente assadas.
Polpa da abóbora: sopas, sucos e purê estão entre as opções mais comuns desse uso clássico
Usar a polpa é o modo mais comum de consumir a abóbora, mas vale lembrar algumas receitinhas para que você não deixe de aproveitar a versatilidade deste legume na cozinha! Você pode, por exemplo, deixar essa parte para preparar sucos – puros ou misturados com outros ingredientes de sua preferência -, para fazer o clássico purê – que fica ótimo combinado com peixe -, para acrescentar na sopa, ou para servir em um prato com um mix de legumes ou salada.
Sementes da abóbora: parte interna pode ser assada no forno, caramelizada e até virar farinha
As sementes da abóbora também podem ser usadas em inúmeras receitas – e não, não faz mal consumi-las. Elas podem, por exemplo, funcionar como aperitivos! Para isso, basta retirar todas do legume e assar diretamente no forno ou, se preferir, cozinhar antes para só então fazer esse segundo processo. Outra opção bem diferente é deixar essa parte como sobremesa e caramelizar com açúcar e outros condimentos – fazendo, assim, com que ela possa ser usada como um toque extra na receita de doces ou como barrinha de cereal, por exemplo.
Além disso tudo, também é possível usar as sementes em saladas, para completar a massa de pães, e até para transformá-la em farinha. Neste último caso, é preciso fazer o seguinte: deixar as sementes de molho na água por algumas horas, levar ao forno por alguns minutos e, em seguida, torrar tudo em uma frigideira para que fiquem bem douradinhas. Por fim, é só bater no liquidificador e peneirar para que o pó fique mais fininho, do jeito que deve ser uma farinha.