Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que são aditivos alimentares? Conheça os mais comuns e descubra como impactam na saúde das pessoas
Taeq Descomplica 24/11/2023

O que são aditivos alimentares? Conheça os mais comuns e descubra como impactam na saúde das pessoas

Ao longo do tempo, muitos alimentos vão perdendo o sabor, a cor e chegam até a embolorar. Mas, para aumentar a validade desses produtos e deixá-los mais atraentes para os consumidores, a indústria alimentícia criou os aditivos alimentares.

Sem eles, as comidas, certamente, se tornariam impróprias para consumo muito rápido. Acompanhe o texto e saiba mais o que são os aditivos alimentares, quais são os mais utilizados e quais as suas vantagens e desvantagens em relação à saúde!

O que são aditivos alimentares?

São ingredientes adicionados, que podem ser naturais ou sintéticos, às comidas e bebidas com a finalidade de aumentar o prazo de validade desses produtos, bem como torná-los mais saborosos e atrativos – como dar cores mais atraentes e texturas mais agradáveis ao paladar – para os consumidores.

Quais são os aditivos alimentares?

Atualmente, existem diversos tipos que cumprem diferentes funções. As informações de quais estão presentes nos alimentos processados podem ser conferidas no rótulo das embalagens de cada item.

A seguir, conheça os nove aditivos alimentares mais encontrados nos produtos processados e suas funcionalidades:

1. Conservantes ou conservadores

Os conservantes, também conhecidos como conservadores, têm como principal objetivo aumentar a vida útil das comidas. Dessa forma, atuam como uma barreira contra fungos, bactérias, bolores e quaisquer tipos de micro-organismos que possam interferir na sua química e torná-los impróprios para o consumo. Cravo e canela (aditivos naturais),propionatos e sorbatos (sintéticos) são alguns desse tipo de aditivo.

2. Corantes

Os corantes são utilizados com a finalidade de dar ou intensificar cores em algumas bebidas e alimentos. Eles podem ser obtidos de forma natural, por meio de folhas, frutas, raízes, e também de maneira artificial, como tartrazina.

3. Acidulantes

Os acidulantes são usados para aumentar a acidez dos pratos e, com isso, ajudar na fermentação deles – contribuem também para reduzir o crescimento das bactérias.  Um exemplo de acidulantes é o ácido lático (usado para produzir leite fermentado).

4. Aromatizantes

Os aromatizantes são utilizados para dar sabor ou aroma aos alimentos. Extrato de baunilha (natural) e glutamato monossódico (artificial) são exemplos desse grupo.

5. Espessantes

Os espessantes são responsáveis por aumentar a viscosidade das comidas, melhorando a textura e consistência delas. Por isso, são bastante utilizados na fabricação de maioneses, molhos e iogurtes. Podem ser encontrados com os nomes de:

  • agar-agar;
  • goma arábica;
  • goma xantana;
  • gelatina à base de colágeno;
  • sal sódico.

Pós coloridos em forminhas de papel, sobre superfície de madeira, simbolizando corantes, que são aditivos alimentares

6. Flavorizantes

Os flavorizantes intensificam os sabores, deixando a comida mais agradável ao paladar. Costumam ser bastante utilizados em biscoitos, sorvetes e balas. Um exemplo de flavorizante é o glutamato de sódio.

7. Adoçantes

Os adoçantes deixam as comidas e bebidas mais doces. A sucralose, o aspartame e a frutose são exemplos desse aditivo.

8. Umectantes

Os umectantes garantem maciez e qualidade aos alimentos, promovendo maior umidade e menos ressecamento. Um dos mais utilizados na indústria alimentícia é a glicerina.

9. Antiumectantes

Os antiumectantes, por sua vez, evitam que os produtos absorvam umidade, mantendo-os secos e crocantes. Alguns exemplos são:

  • dióxido de silício;
  • carbonato de cálcio;
  • alumínio;
  • silicato de sódio.

Mulher aponta para vidro de geleia segurado por homem, analisando vantagens e desvantagens dos aditivos alimentares

Quais são as vantagens e desvantagens dos aditivos alimentares?

Os aditivos alimentares trazem uma série de vantagens e desvantagens para o dia a dia das pessoas – principalmente no que diz respeito à saúde. A seguir, conheça algumas delas:

Vantagens

  • Aumento do prazo de validade dos alimentos.
  • Maior segurança alimentar.
  • Melhor qualidade das comidas e bebidas (maior textura, realce do sabor e melhor consistência).
  • Maior eficiência de processamento dos produtos alimentícios.

Desvantagens

  • Maior propensão de desenvolver alergias, intolerâncias e reações.
  • Redução de valores nutricionais de alguns alimentos.
  • Chance de dependência desse tipo de produto – o que pode acarretar uma alimentação menos natural e saudável.

Como evitar os aditivos alimentares?

A depender da quantidade ingerida no cotidiano, através de produtos industrializados, isso pode impactar negativamente no bem-estar. Nesse sentido, para evitar desenvolver problemas de saúde, vale a pena:

  • consumir mais alimentos orgânicos;
  • comer mais produtos in natura;
  • reduzir a ingestão de comidas processadas;
  • prestar atenção aos rótulos (quanto menor é a lista, menos aditivos alimentares);
  • ingerir menos fast food.

É fato que os aditivos alimentares estão presentes nos alimentos e nas bebidas, o que torna muito difícil não os consumir. E tudo bem, afinal, nem sempre eles são os vilões. Por isso, o mais indicado a se fazer é investir em uma alimentação consciente, que tenha como base o uso de produtos frescos, naturais e os industrializados com poucos aditivos.

O mais importante é sempre olhar os rótulos das embalagens e fazer escolhas conscientes. Esperamos que nossas dicas te ajudem nessa jornada!