Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Albumina: para que serve, o que é e onde encontrar esse nutriente?
Guia Culinário 30/08/2022

Albumina: para que serve, o que é e onde encontrar esse nutriente?

A albumina é conhecida por quem pratica exercícios regulares aliados a uma dieta que estimula o ganho de massa muscular. Rico em proteínas, o nutriente pode ser encontrado na clara do ovo ou no leite e também é produzido naturalmente pelo corpo humano. Com a recomendação e o acompanhamento de um nutricionista, pode ser possível incluir esse elemento na dieta por meio da suplementação. Quer saber para que serve albumina e como consumi-la de forma natural? Confira na matéria a seguir!

O que é albumina?

No corpo humano, a albumina é uma proteína produzida pelo fígado responsável pela textura viscosa do nosso sangue. Graças a isso, ela potencializa o transporte de nutrientes e hormônios (como o da tireóide) pelo corpo, equilibra o pH e contribui para o bom funcionamento dos rins. Além disso, ela também serve para controlar a quantidade de líquidos que passam pelos vasos sanguíneos e, na medicina, é usada no tratamento de queimaduras graves e hemorragias.

Para quem deseja potencializar o ganho de massa magra, a albumina é benéfica porque influencia e acelera o processo de reconstrução muscular. Dessa forma, como os músculos “se recuperam” mais rápido depois de sessões intensas de exercícios físicos, ela também ajuda a melhorar o rendimento de quem treina com uma frequência alta. Isso acontece porque você deve se sentir mais disposto para se exercitar novamente se seus músculos não estiverem fatigados e doloridos do dia anterior.

Albumina: como aumentar os níveis dela no corpo?

Mesmo que seja produzida pelo organismo, se a intenção é o aumento de massa magra, o ideal é que você consuma a albumina oralmente. Por isso, muita gente procura a suplementação. Ainda assim, uma solução mais natural é apostar em alimentos de origem vegetal: o leite é uma opção, mas é restrito em algumas dietas. No lugar dele, você pode apostar nos ovos: as claras são ricas em albumina (inclusive, são a base do suplemento alimentar de albumina).

Essa é a forma mais segura de contar com a ajuda dessa proteína se você não tiver o acompanhamento de um nutricionista. Isso porque, se consumido em excesso ou de forma equivocada, o suplemento de albumina pode causar efeitos colaterais como diarreia, inchaço e descontrole do funcionamento renal.

Quando consumir alimentos ricos em albumina?

Pensando nos ovos como sua principal fonte natural de albumina, existe uma vantagem: ele é um alimento versátil e pode ser incluído em qualquer refeição. Ainda assim, fique atento: não é necessário fazer isso em apenas um dia: para não enjoar, intercale os momentos de consumo principal de ovos durante a semana.

No café da manhã, você pode apostar nos ovos mexidos. Durante o preparo, inclua uma colher de chia para ajudar na saciedade e aumentar a quantidade de fibras ingeridas. Ele também pode ser combinado com uma fatia de pão integral e iogurte natural ou suco da fruta. No almoço ou jantar, os ovos cozidos podem ser uma fonte de proteína simples de preparar e barata.

Outro bom momento para comer ovos pensando em potencializar os efeitos da albumina no corpo é no pós-treino. Assim, a recuperação muscular tende a ser mais rápida e eficiente do que se você preferisse outros tipos de alimento.