Alimentação pós-parto: o que comer depois da gravidez?
Cuidar do filho, principalmente quando recém-nascido, faz parte da essência e dos cuidados maternais. No entanto, muitas vezes, as mães esquecem do próprio bem-estar e que também precisam ter atenção redobrada à saúde nesse período pós-parto. Para isso, uma alimentação rica em nutrientes e balanceada é de fundamental importância, sobretudo, para não influenciar na amamentação do bebê.
O pós-parto é um momento novo para a mulher e muitas dúvidas são frequentes, tanto em relação a aos cuidados alimentares do bebê quanto à nova condição de mãe e as transformações físicas que ocorrem com ela. Como saber se o que a mãe vai ingerir pode prejudicar o bebê, ainda mais se a mãe estiver preocupada em retornar à forma física anterior à gravidez?
Para sanar algumas destas questões, a nutricionista funcional Carolina Baliere explicou que é possível investir em uma alimentação que beneficie tanto a saúde do bebê quanto o bem-estar materno, sem precisar aderir dietas de emagrecimento neste momento. “Não se deve diminuir o aporte calórico para que não haja prejuízo na amamentação e na produção de leite”, explica. O ideal é uma alimentação equilibrada, fornecendo mais vitaminas e minerais, evitando gorduras de má qualidade, carboidratos simples, açúcar e produtos industrializados”, explica a nutricionista, que nos preparou uma lista de alimentos que devem ser consumidos nesse período pós-gestação.
7 Alimentos que devem ser consumidos no período pós-parto
Banana – Rica em fibras, a banana contribui para o melhor funcionamento do intestino. O potássio em sua composição contribui para a redução da pressão arterial e equilíbrio do sódio no corpo . Já o triptofano contribui para a sensação de bem-estar e prazer, controlando a ansiedade.
Cacau – Também rico em triptofano, o cacau contém também magnésio, que contribui para a saúde do coração e é rico em antioxidantes, o que favorece a juventude das células.
Abacate – Fonte de gorduras boas, o abacate também contém triptofano e melhora o sistema imunológico por ter altas concentrações de vitamina A. A fruta também é conhecida por proteger o cérebro, devido à alta quantidade de ácido fólico.
Peixes – Carolina ressalta que peixes como o salmão, atum e linguado são ricos em ômega 3, nutriente indispensável para o desenvolvimento neurológico e visual do bebê.
Água – Outro item fundamental no pós-parto é a hidratação. Carolina sugere ao menos 2 litros e meio de água por dia, para garantir a produção de leite.
Folhas verde-escuras – São ricas em cálcio, zinco e magnésio, que protegem os ossos e o sistema imunológico. A nutricionista destaca a importância do consumo de vegetais como o agrião, a couve e o brócolis.
Carboidratos integrais – Por contarem com mais fibras, estes carboidratos garantem maior sensação de saciedade e facilitam o trânsito intestinal e, por isso, eles devem ser consumidos no lugar de carboidratos simples.