Alimentos funcionais: 5 exemplos para você incluir já no seu cardápio
Você sabe o que são alimentos funcionais? Uma rotina alimentar balanceada e saudável, tendo ou não algum objetivo específico além da manutenção da saúde, conta com diferentes tipos desses alimentos. São classificados como funcionais todos aqueles que, além de suas funções já esperadas, conseguem oferecer benefícios para o organismo a longo prazo se consumidos com frequência. Quer conhecer alguns deles? Confira a lista abaixo!
Alimentos funcionais: exemplos para você incluir na sua rotina
Uma vantagem de olhar para os alimentos funcionais é que incluí-los na rotina alimentar é bem simples. Por serem variados, eles são fáceis de encontrar em mercados e feiras e podem aparecer em diferentes receitas e refeições. Porém, vale o aviso: os alimentos funcionais não substituem tratamentos e acompanhamentos com médicos. Além disso, eles podem não evitar certas condições de saúde genéticas. Na prática, eles melhoram o funcionamento do organismo de forma geral e, mesmo que o efeito varie de pessoa para pessoa, devem sempre fazer parte de uma dieta balanceada e saudável, com ingestão frequente de água e prática regular de exercícios. Conheça alguns deles:
Abacate é uma das principais frutas na lista dos alimentos funcionais
O abacate é um dos alimentos funcionais mais versáteis desta lista, já que pode ser consumido salgado ou doce. Rico em gorduras boas, ele ajuda no controle do colesterol – o índice de gorduras ruins no sangue -, da pressão alta e da glicose, evitando doenças cardíacas e diabetes. Além disso, ele tem antioxidantes que previnem a degeneração celular e, a longo prazo, podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer.
Oleaginosas são alimentos funcionais ricos em antioxidantes e gorduras boas
Castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, pistache, avelã e outros formam o grupo das oleaginosas, também conhecidas como nuts. Elas são consideradas alimentos funcionais por conterem gorduras boas e ajudarem na produção de hormônios que aliviam o estresse e a ansiedade, melhorando a saúde mental. Outras vantagens das oleaginosas são a redução do colesterol que diminui a probabilidade de infartos e AVC, o controle da diabetes tipo 2 e a proteção da degeneração das células graças aos antioxidantes.
Linhaça ajuda no ganho de massa muscular
Assim como outras sementes, a linhaça oferece uma série de benefícios para o organismo. Rica em proteínas, ela melhora a saúde muscular – principalmente se o consumo for aliado à prática de exercícios. Este alimento funcional também age no controle do colesterol evitando o excesso de gordura no sangue, melhora a pressão arterial e evita o desenvolvimento de varizes e a trombose. Além disso, ela também serve como alívio para os sintomas da menopausa, já que tem propriedades estrogênicas.
Entre os alimentos funcionais, chia é uma das que fortalece o sistema imunológico
Famosa por ajudar no processo de emagrecimento, a chia tem como sua maior vantagem o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de diversas doenças por causa disso. Rica em cálcio, ela fortalece os ossos e evita a osteoporose. Além disso, a chia também pode evitar alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.
Azeite extravirgem tem ação anti-inflamatória no corpo
O azeite extravirgem é uma gordura boa e, por isso, se consumido com frequência, ajuda no controle dos níveis de colesterol ruim no sangue, evitando doenças cardiovasculares e melhorando a saúde do coração. Rico em antioxidantes, ele diminui a velocidade da degeneração das células do corpo e, além disso, é um anti-inflamatório natural, responsável por melhorar a saúde do corpo de forma geral.