Alimentos que pioram a disidrose e o que comer para aliviar os sintomas
A disidrose é uma condição de saúde que faz com que surjam bolinhas nas mãos e nos pés, que causam bastante coceira. O quadro também pode causar ardência e deixar a pele avermelhada. Não se sabe ao certo a causa específica do surgimento da disidrose, porém ela pode ocorrer por conta de estresse, alergias e sensibilidade ao níquel. Existem alguns alimentos que pioram a disidrose e evitá-los é sempre muito importante. Veja abaixo mais informações sobre disidrose, tratamento e o que comer ou não para melhorar a condição!
Quais são os alimentos que pioram a disidrose?
O consumo de alimentos contendo níquel e cobalto está associado à piora da disidrose. Por essa baixa tolerância, o ideal é evitar alimentos que contenham níveis altos dessas substâncias. A alimentação está totalmente ligada a complicações na pele. As alergias alimentares, por exemplo, podem provocar dermatite atópica, coceiras e outros tipos de complicações cutâneas. Confira a lista de alguns alimentos que pioram a disidrose por conterem uma alta concentração de níquel ou de sais de cobalto:
- Chocolate
- Peixes
- Fígado de boi
- Café
- Alimentos enlatados
- Frutas cítricas
- Fermento em pó
- Ostras
- Cogumelos
O que comer para aliviar os sintomas da disidrose?
Para melhorar os efeitos da disidrose, uma boa dica é adotar uma dieta anti-inflamatória e rica em alimentos com alta concentração de antioxidantes como:
- Azeite de oliva
- Cúrcuma
- Gengibre
- Linhaça
- Frutas vermelhas
- Pepino
- Uva
- Chia
- Chá verde
Vale enfatizar que o consumo de alimentos isolados não está associado à melhora no quadro de disidrose. Por isso, a ideia é adotar uma maior quantidade desses alimentos na dieta para aliviar os sintomas da condição de saúde. O Gengibre Orgânico Taeq, por exemplo, pode ser um ótimo ingrediente para fazer bebidas energéticas naturais. Já as frutas vermelhas, podem ser apreciadas em um lanche da tarde com as Barra de Nuts Frutas Vermelhas Taeq.
Disidrose: tratamento também envolve outros hábitos além de cuidado com a alimentação
Além de adotar uma alimentação saudável e balanceada, vale a pena adotar outros hábitos para cessar os sintomas de disidrose. A melhor forma de evitar a condição é cessar possíveis hábitos que podem desencadear a disidrose. Reduzir o tabagismo, adotar um acompanhamento psicológico para evitar o estresse a ansiedade e utilizar luvas de proteção para evitar o contato com produtos químicos. Outra dica importante é hidratar bem as mãos com produtos adequados para acalmar a pele inflamada. O consumo de água é uma boa sugestão para ajudar a deixar a pele do corpo hidratada.