Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/04/2021

As características da laranja-bahia e como ela se diferencia das outras

Você sabia que existem diferentes tipos de laranja que variam, principalmente, em termos de sabor e textura? A laranja-bahia, por exemplo, é uma alternativa bem docinha, nutritiva e ótima para comer junto com a feijoada, pois não contém sementes. Quer saber mais sobre essa fruta cítrica? Nós preparamos uma matéria sobre as suas principais características, benefícios e possíveis usos na cozinha. Confira!

Laranja-bahia tem casca grossa e polpa bem alaranjada

Popularmente chamada de laranja de umbigo, essa fruta tem uma protuberância na extremidade oposta à haste – que consiste, na verdade, em uma segunda laranja não bem desenvolvida. Essa parte se assemelha a um umbigo, dando um aspecto único à fruta. Interessante, né? Outro grande diferencial da laranja baiana é que ela tem uma casca mais grossa que as demais, uma polpa bastante suculenta, sem sementes e de cor bem alaranjada.

Quais os benefícios da laranja da Bahia?

Assim como os outros tipos de laranja, que não se diferenciam muito em termos nutricionais, a baiana se destaca por fornecer uma grande quantidade de vitamina C e agentes antioxidantes. Pertencente ao grupo de frutas cítricas, ela é uma ótima aliada para fortalecer o sistema imunológico e a saúde da pele a longo prazo.

Vale destacar que a laranja também apresenta um alto teor de vitaminas B1, B5, B6 e B9, que são muito importantes para a saúde dos sistemas nervoso e cardiovascular. Além disso, elas fornecem fibras alimentares e minerais como cálcio, magnésio, selênio e fósforo, importantes para a saúde dos ossos e músculos. Um ponto interessante da laranja Bahia é que ela contém uma quantidade um pouco mais elevada de fibras, vitamina C e cálcio que outros tipos da fruta (como a laranja lima ou pera).

Como usar a laranja baiana na cozinha?

Por não conter sementes e ter um sabor levemente adocicado, a laranja-bahia é bastante indicada para compor saladas de frutas e até mesmo servir de acompanhamento no almoço (ótima para a feijoada, por exemplo). Além disso, a polpa da fruta é bastante suculenta, sendo útil para o preparo de sucos e smoothies. Não se esqueça de que também é possível preparar compotas e geleias bem saborosas com esse tipo de alimento. Vale a pena experimentar!